Dentre a programação do Setembro Amarelo e com o objetivo de debater a importância de se falar sobre suicídio e trazer esclarecimentos sobre o assunto, a Prefeitura de Novo Tiradentes promoveu na segunda-feira, 11, três momentos de conversa com a psicóloga Maricléia dos Santos Roman, na Câmara de Vereadores do município.
No primeiro momento, às 9 horas, estiveram presentes alunos da rede municipal e estadual de ensino. Durante a conversa foram abordados principalmente assuntos sobre a importância da valorização da vida, e também sobre autoconhecimento. Já na parte da tarde, aconteceu uma palestra destinada a população em geral. Neste momento, a psicóloga Maricléia também trouxe informações sobre como identificar sintomas e como agir diante de situações de crise. Na última palestra do dia, destinada aos funcionários do município e do Estado, foi discutido sobre o bem-estar no local de trabalho. A importância de sentir satisfação nas atividades que executa diariamente. Além da valorização do ser humano e principalmente a valorização da vida.
De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social, Marília Della Pasqua, as palestras foram especiais para cada público, mostrando sempre que o ser humano vem em primeiro lugar. “O tema da valorização da vida é fundamental e precisa ser trabalhado com seriedade. Trazer informação de qualidade para a população é uma forma muito eficaz de prevenção ao suicídio”, destaca Marília.