O Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado no sábado, 3. Para lembrar a data, o Grupo Creluz sediou a aula prática da disciplina de “Vivências em Cooperativismo” do curso de Gestão Estratégica de Organizações Cooperativas do Centro de Ensino Superior Rio Grandense (Cesurg), campus de Sarandi.
O roteiro iniciou na matriz da cooperativa, com a apresentação institucional, visitação aos setores, demonstração prática envolvendo aspectos da gestão administrativa, comercial e técnica com enfoques para tecnologias, sustentabilidade, sistema de gestão integrado e práticas cooperativistas. O grupo também teve oportunidade de vivenciar e conhecer o funcionamento da Subestação Pinhal Augusto Moro e o Centro de Operações localizado em Rodeio Bonito, com explanação realizada pelo gerente do centro, engenheiro-eletricista, Antônio Carlos da Silva. A visita contemplou a visualização da fábrica de postes e artefatos de cimento, localizada no distrito industrial de Rodeio Bonito, em frente ao pórtico do município, nominado como “Berço do Cooperativismo Regional”.
O programa ambiental Creviva, realizado por meio do horto florestal, e a geração de energia limpa pela Usina Solar Boa Vista, primeira em solo gaúcho outorgada pela Aneel, também foram visitados e debatidos no grupo de acadêmicos. Os participantes receberam mudas de pinheiro, árvore presente no emblema do cooperativismo, que simboliza a imortalidade, fecundidade e facilidade na multiplicação. “A Creluz sempre recebeu as escolas e universidades de braços abertos. Para nós, é motivo de orgulho poder trocar conhecimento, vivenciar experiências e falar sobre eficiência cooperativista, pois enxergamos a educação como o principal pilar para o desenvolvimento e transformação da sociedade”, destaca o presidente da Creluz, professor Elemar Battisti.