Publicidade
Garimpos
Comitiva de Ametista do Sul participa de reunião no Ministério da Defesa
General foi designado para vistoriar fábrica de pólvora que está sendo construída em Ametista do Sul
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 22 de agosto de 2023 às 15:41h
Atualizado em: terça, 22 de agosto de 2023 às 15:50h

Uma comitiva de Ametista do Sul participou, na manhã desta terça-feira, 22, de uma reunião em Brasília, no Ministério da Defesa, para tratar da liberação das atividades dos garimpos da área de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai).

Publicidade

A audiência ocorreu com o ministro da Defesa, Múcio Monteiro, contando com a presença do deputado federal Dionilso Marcon. Do município, integraram o grupo, o prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski; o vereador Claudionor Capra; representando a Coogamai, o presidente da entidade, Nilvo Antonio Zatti; o engenheiro de Minas, Pedro de Oliveira Pena e Oliveira e o assessor jurídico, Carlos Garibaldi. Ainda integrou a comitiva, o secretário da Indústria e Comércio de Trindade do Sul, Valdomiro Boza.

A pauta discutida foi quanto à regularização da atividade de mineração dos municípios de abrangência da Coogamai que estão com as atividades suspensas desde o dia 25 de julho, trazendo inúmeros prejuízos aos trabalhadores e às cidades da região como um todo.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ametista do Sul, após longa conversa, um importante passo foi dado. O Ministro Múcio designou um general para efetuar a vistoria na fábrica de pólvora que está sendo construída em Ametista do Sul. Se a estrutura estiver de acordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, a atividade poderá ser liberada, dando início à fabricação da pólvora, com a liberação do alvará para retomada do trabalho.  

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura Ametista do Sul