Uma comitiva de Ametista do Sul participou, na manhã desta terça-feira, 22, de uma reunião em Brasília, no Ministério da Defesa, para tratar da liberação das atividades dos garimpos da área de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai).
A audiência ocorreu com o ministro da Defesa, Múcio Monteiro, contando com a presença do deputado federal Dionilso Marcon. Do município, integraram o grupo, o prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski; o vereador Claudionor Capra; representando a Coogamai, o presidente da entidade, Nilvo Antonio Zatti; o engenheiro de Minas, Pedro de Oliveira Pena e Oliveira e o assessor jurídico, Carlos Garibaldi. Ainda integrou a comitiva, o secretário da Indústria e Comércio de Trindade do Sul, Valdomiro Boza.
A pauta discutida foi quanto à regularização da atividade de mineração dos municípios de abrangência da Coogamai que estão com as atividades suspensas desde o dia 25 de julho, trazendo inúmeros prejuízos aos trabalhadores e às cidades da região como um todo.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ametista do Sul, após longa conversa, um importante passo foi dado. O Ministro Múcio designou um general para efetuar a vistoria na fábrica de pólvora que está sendo construída em Ametista do Sul. Se a estrutura estiver de acordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, a atividade poderá ser liberada, dando início à fabricação da pólvora, com a liberação do alvará para retomada do trabalho.