Após ter se reunido com integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea/RS), no fim de julho, para tratar sobre as medidas necessárias visando retomar as atividades de mineração em Ametista do Sul e região, a diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) obteve importante avanço frente às exigências do órgão.
A informação foi confirmada pela direção da cooperativa na tarde desta terça-feira, 15, após a Coogamai receber o documento do Crea/RS, deferindo as solicitações que foram enviadas pela entidade. A regularização junto ao órgão é um importante passo para a liberação das atividades dos garimpos.
Em nota, a Coogamai agradece a todos que estão empenhados nas tratativas de regularização junto aos órgãos de fiscalização e nessa questão do Crea/RS, em especial ao superintendente técnico e de Relações Institucionais da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Gilmar da Silva, que foi fundamental para a liberação dessa documentação.
Neste sentido, encerrando a nota oficial, a Coogamai, por meio do presidente Icco Zatti e sua direção, afirma seguir atuante para solucionar todas as questões impostas, para que com brevidade possam ser retomadas as atividades de mineração.