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ERS-330
URI/FW e prefeituras realizam reunião de planejamento de pavimentação
Lideranças dos municípios de Chapada e Palmeira das Missões receberam a equipe da universidade na segunda-feira
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 14 de agosto de 2023 às 08:58h
Atualizado em: segunda, 14 de agosto de 2023 às 09:02h

Os diretores geral e administrativo da URI/FW, Elisabete Cerutti e Alzenir José de Vargas, e os professores do curso de Engenharia Civil, Jean Ricardo Favaretto e William Widmar Cadore, participaram, na segunda-feira, 7, de uma reunião com os representantes das prefeituras de Palmeira das Missões e Chapada para apresentação de uma proposta de elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (Evtea) da ERS-330.
Para toda obra de infraestrutura, a exemplo de uma pavimentação asfáltica, é necessário etapas de estudos e projetos até a sua execução. O Evtea consiste em um conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios sociais e econômicos, decorrentes dos investimentos em implantação de novas rodovias ou melhoramentos de trechos já existentes. A avaliação apura se os benefícios estimados superam os custos com os projetos e execução das obras previstas.

Desenvolvimento dos estudos
O professor William Cadore explica que, dentre os estudos que deverão ser desenvolvidos para a composição do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental, estão Estudos de Tráfego, Geológicos, de Geometria, de Pavimentação e de Meio Ambiente. O trabalho também deve ser composto por um Plano de Execução e Análise Econômica. O Evtea é composto por três volumes:
Volume 1 – Relatório do Estudo: descrição do estudo realizado, a memória justificativa, as metodologias empregadas, suas conclusões e recomendações.
Volume 2 – Plantas: desenhos da concepção geométrica, as alternativas consideradas, imagens, mapas, ilustrações e convenções gráficas.
Volume 3 – Relatório Econômico: os custos de todos os serviços e obras necessários às análises técnico-econômicas, os Dados de Entrada para o HDM empregados para cada alternativa estudada, indicando e justificando os métodos adotados, além dos resultados (variáveis de saída) e conclusões necessárias à tomada de decisão quanto ao empreendimento.
De acordo com Cadore, após concluída a etapa do Evtea, e sendo considerada sua viabilidade, ainda são necessárias outras duas etapas: o Projeto Básico e o Projeto Executivo.
– Essa lógica garante que as obras, de pavimentação ou qualquer outra infraestrutura, estejam detalhadas suficientemente para execução. A ERS-330 tem um trecho de aproximadamente 35km a ser pavimentado, ligando os dois municípios. Em estimativa de obras recentes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o valor para cada quilômetro pavimentado está entre R$ 2,2 a R$ 2,5 milhões, algo próximo a R$ 85 milhões a serem investidos – destaca o professor. 
De acordo com o prefeito de Palmeira das Missões e Presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Evandro Massing, essa ligação asfáltica é muito mais do que um caminho de asfalto, mas um símbolo de progresso, conectividade e crescimento econômico. “É importante lembrar que a iniciativa para realização desse projeto representa nossa dedicação à qualidade de vida de nossos cidadãos. Além disso, reforça nosso compromisso como Amzop para o desenvolvimento da região”, complementa Massing.

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Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da URI/FW.