Chuva, pista molhada e neblina. Essas são algumas das condições adversas para se dirigir no inverno, pois resultam em diminuição da visibilidade e pista escorregadia. Na manhã desta sexta-feira, 11, inclusive, uma saída de pista foi registrada na BR-386, em Iraí. Chovia no local no momento do acidente.
Um dos primeiros cuidados que se deve ter é referente à prevenção. Fazer revisões periódicas no veículo, especialmente, checando estado dos pneus e freios é importante para manter a aderência na pista. Além disso, as borrachas dos limpadores dos para-brisas, o sistema de ventilação interna e os faróis também precisam ser checados, pois são fundamentais para manter a boa visibilidade.
Os mesmos cuidados são válidos em caso de neblina. Nestas situações, o ideal é evitar trafegar de madrugada e no início da manhã, períodos em que o fenômeno ocorre com mais frequência. Sempre que for dirigir em estradas, ligue os faróis e se a visibilidade não estiver adequada, procure um local seguro longe da rodovia, sinalize o veículo e aguarde o fenômeno passar.
Ainda, é importante respeitar a sinalização, usar cinto de segurança, reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens, freadas bruscas e mudança repentina de pista. Para os motociclistas, os riscos de dirigir durante a chuva ou neblina são ainda maiores.