O Internacional bateu o River Plate e se classificou para as quartas de final da Copa Libertadores da América, ontem, 8, no estádio Beira-Rio. O tempo regulamentar terminou em 2 a 1 para o Inter, resultado que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, quem levou a melhor foi o Colorado, que venceu por 9 a 8.
Com o triunfo, o time quebra um tabu, pois nunca havia ganhado do River Plate, além disso, acabou com uma sequência de sete jogos sem vencer. Essa foi a primeira vitória de Eduardo Coudet na sua segunda passagem pelo clube. Com a classificação, o Internacional enfrenta o Bolívar. O jogo de ida será na terça-feira, 21, às 21 horas, no estádio Hernano Siles, em La Paz, Bolívia. A partida decisiva será no dia 28, no Beira-Rio, com horário a ser definido.
Um jogo eletrizante
O Inter precisava da vitória e não hesitou em se lançar ao ataque, e pressionou o River Plate durante todo o primeiro tempo. Aos 35 minutos, em infiltração do ataque colorado, Bustos foi derrubado na área do time argentino, o árbitro de vídeo analisou e julgou o lance como normal, o que levou a comissão técnica à fúria. Após o lance polêmico, o River atacou perigosamente e teve boas chances de abrir o marcador, mas, apesar disso, o Inter resistiu e segurou o placar de 0 a 0 para o intervalo.
A segunda etapa começou em ritmo menos acelerado, o que causou apreensão nos torcedores, visto que o empate eliminaria o Inter da competição. A equipe colorada aumentou a pressão na metade do segundo tempo e a lei do ex atacou mais uma vez, Gabriel Mercado, ex-River, mergulhou e marcou o primeiro gol da partida aos 24 minutos. Logo em seguida, aos 32 minutos, Alan Patrick ampliou o placar em cobrança de falta. O resultado levava os colorados para as quartas de final. No último minuto do tempo regulamentar, Robert Rojas marcou para os argentinos, adiando a festa colorada e levando a disputa para os pênaltis.
Um jogo à parte
Os times cobraram pênaltis com precisão, e nos cinco primeiros a bola entrou no gol. Nas cobranças alternadas, a tensão aumentava, até que Pablo Solari, algoz colorado no jogo de ida, marcando dois gols e virando a partida, escorregou e colocou para o fundo da rede, no entanto, após o assistente de vídeo revisar o lance, foi detectado que o jogador deu dois toques na bola, infração que anulou o gol. A vaga para a próxima fase estava nos pés de Carlos De Pena, que carimbou a trave e desperdiçou a chance.
Cada equipe efetuou mais duas cobranças perfeitas, até que o árbitro Andrés Matonte chamou os capitães e informou a mudança de lado do campo para prosseguir a disputa de pênaltis devido ao estado do gramado. Na primeira cobrança na nova marca da cal, Rojas, autor do gol argentino, acertou a trave. O Internacional estava a um gol para avançar de fase. O goleiro Sergio Rochet pediu para bater e acertou a cobrança, classificando o time para as quartas de final.