Está bloqueada a estrada que liga Vicente Dutra à linha Mendes, no município, no trecho onde, atualmente, está instalada a aldeia indígena Rio dos Índios. A medida foi tomada, conforme o cacique Luis Salvador, em virtude de ameaças que a população e a liderança indígena identificaram no decorrer da semana.
– Todo mundo sabe que a terra indígena foi invadida pelos europeus. Passou-se por todos os requisitos e o governo federal decretou a área da Terra Indígena Rio dos Índios. Bloqueamos para impedir a entrada do antropólogo que foi contratado por quem não aceitou a decisão. Nesse momento está bloqueada e não há negociação –, afirmou a liderança indígena.
O cacique Luis Salvador lembrou que, neste processo, agora falta a vinda de equipe técnica de Brasília, o que deve ocorrer em setembro, para definição dos valores de indenização para os agricultores que residem na área declarada. “Estamos trabalhando com isso. Os dois lados são vítimas desse processo da demarcação das terras indígenas. A situação é crítica e estamos defendendo a segurança da população indígena”, acrescentou.