Um jantar no CTG Sentinela da Coxilha, que foi realizado no dia 22 de julho, marcou o lançamento oficial da Semana Farroupilha de 2023, de Caiçara. A abertura da cerimônia foi conduzida pelo tradicionalista Elessio Fontana e pelo narrador de rodeio, Ricardo Favin. O momento contou com a fala do coordenador da 28ª Região Tradicionalista (RT), Rodrigo Bordignon, que falou da importância da tradição e da riqueza que gera a dedicação do município à cultura. Montaram ainda o palco de honra o primeiro-guri Farroupilha da 28ª Região Tradicionalista, João Vitor Bertotti da Silva, e a primeira-prenda da 28ª RT, Karoline Cocco, ambos caiçarenses.
O presidente da Associação Farroupilha de Caiçara e vice-prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, falou sobre o quão significativo é a cultura, a importância dela para as pessoas e, principalmente, a necessidade de incentivar que crianças e jovens de todas as classes sociais tenham a oportunidade de frequentar os CTGs, participar das invernadas artísticas e demais atividades que enaltecem para os valores e princípios da tradição gaúcha.
Stefanello salientou, também, a reestruturação da praça Graulino Vernier, que será o palco da Semana Farroupilha, mas que também tem o objetivo de proporcionar um espaço para mais momentos de lazer ao povo caiçarense.
Conforme divulgado durante a cerimônia, a Semana Farroupilha deste ano acontecerá entre os dias 15 a 23 de setembro, e contará com shows, missa crioula, fandangos e o tradicional acampamento, com a participação de escolas e associações de Caiçara. Entre as apresentações confirmadas, estão fandangos com o Musical Primavera, Milton Ferreira, Érion Péricles, Tranco Xucro, Ademir Martins, Vilson Missio, Fernando e Natan e Banda, Léo Lima e Banda, João Chagas Leite, entre outros.