O sistema de Cercamento Eletrônico de Frederico Westphalen, idealizado em 2020 pela administração municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com Associação Empresarial (AEFW), Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, receberá reforço nos equipamentos de segurança, neste segundo semestre de 2023.
De acordo com o secretário da pasta responsável, Alessandro Molossi, mais quatro câmeras serão instaladas em pontos estratégicos – definidos pelas forças de segurança pública - e, nos próximos meses, deve ser instalado em caráter de testes e como forma de complemento, um totem ostensivo de segurança, estrutura que contará com quatro câmeras 360º (imagens de todas as direções), comunicação imediata com as forças policiais e internet pública/WiFi.
– Assim que confirmado, será algo inovador para o município, já que ficará na Praça da Matriz, bem no centro. Faremos um período de testes e, após comprovada a eficiência, finalizaremos os procedimentos legais para contratação, proporcionando maior segurança para a população – destaca Molossi.
Atualmente, o sistema de cercamento eletrônico conta com 24 câmeras do projeto inicial mantido pela prefeitura e mais 40 câmeras de terceiros, totalizando 64 equipamentos de monitoramento. Todas as câmeras estão espelhadas nas salas de monitoramento da Brigada Militar e Polícia Civil e têm auxiliado estes órgãos na elucidação de crimes, além de apoiar nas investigações, coibir delitos e trazer maior segurança à população.