Publicidade
Serviço
Defesa Civil emite alerta para risco de inundação na região
Travessia de balsa entre Mondaí (SC) e Vicente Dutra foi suspensa na manhã desta quarta-feira, 12
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 12 de julho de 2023 às 11:26h
Atualizado em: quarta, 12 de julho de 2023 às 11:43h

A Defesa Civil Gaúcha vem emitindo, nos últimos dias, uma série de alertas para o Estado, com previsão de temporais e excesso de chuvas, causados pela chegada de novo ciclone ao Rio Grande do Sul. Para esta quarta-feira, 12, até as 20 horas, existe alerta de inundação na região do Alto Uruguai, com o rio Uruguai em elevação entre Iraí e Itapiranga (SC). 

Publicidade

Em virtude do alto nível do rio Uruguai, que está 7,5 metros acima do nível normal, a travessia de balsa entre Mondaí (SC) e Vicente Dutra foi suspensa nesta quarta-feira, 12. O aviso é da Navegação Porto Feliz, responsável pelo serviço.

Distrito de Ipuaçu – Caiçara

Um dos locais que sempre sofre com alagamentos é o Distrito de Ipuaçu, em Caiçara. Conforme moradores, até a manhã desta quarta-feira, 12, a situação estava normal.

Erval Seco

Em Erval Seco, onde o Lajeado Lambedor costuma transbordar e trazer transtornos na cidade, não há registro de alagamentos até o momento. O que preocupa é a situação das estradas no interior, já que o excesso de chuva causa problemas.

Iraí
Em Iraí, o nível do rio do Mel está em tendência de elevação, e as águas já estão acima do normal no Balneário Osvaldo Cruz. Segundo informações, algumas partes mais baixas da cidade também apresentam alagamentos.

Usina Foz do Chapecó

Conforme a assessoria de comunicação da Usina Foz do Chapecó, localizada entre Águas do Chapecó (SC) e Alpestre, a usina está vertendo acima do habitual desde às 9 horas da manhã desta quarta-feira, com sete mil metros cúbicos de água por segundo. 

Seberi

Moradores da linha Picinini, em Seberi, registraram na tarde da terça-feira, 11, alagamento devido à sanga que passa no local transbordar. A situação está complicada nas estradas do interior.

Outras localidades

Na madrugada desta quarta-feira, 12, houve queda de granizo em municípios do Vale do Rio Pardo e região Central do RS. Segundo a Defesa Civil, a cidade mais atingida foi Sobradinho, com estimativa inicial de mais de 2 mil imóveis danificados na área urbana, além dos danos no interior. Também há problemas em Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Dilermando de Aguiar.

Orientação

A orientação é de que as pessoas se protejam, busquem informações junto à Defesa Civil de seu município e sigam as orientações, especialmente quem mora nas proximidades de rios e em encostas com risco de desmoronamento. Durante a vigência dos alertas, a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa, se possível. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai