Já são 13 municípios na área de atuação do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), que estão sendo beneficiados com a coleta de resíduos com a utilização da frota própria de caminhões do consórcio.
O mais recente município a integrar a rota é Pinheirinho do Vale. O coordenador-geral do Cigres, Elton Tatto, registrou o início da coleta no município na última terça-feira, 4, em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
O serviço de coleta e transporte com a utilização da frota própria de caminhões do Cigres gera economia para os municípios sendo realizada em forma de parceria. O consórcio disponibiliza o caminhão e o motorista, enquanto o município disponibiliza a equipe para o trabalho de recolhimento.
O presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que este avanço só foi possível a partir da conquista de investimentos para a aquisição dos caminhões, através do Programa Lixão Zero do governo federal e do Fundo para Restituição dos Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Este trabalho, resultado da união de esforços de todos os prefeitos e forças políticas iniciou ainda em 2019. O gestor salienta ainda que a gestão financeira ajustada e eficiente, prezando sempre pela economicidade e redução de custos, também foi fundamental para tais avanços. “Estamos felizes em poder atender à solicitação do prefeito de Pinheirinho do Vale e demais representantes da comunidade e iniciar o transporte de resíduos para esse município”, salienta Benedette.
– Saímos de uma situação onde o Cigres estava ameaçado de fechamento com licenças atrasadas e prestes a ter o seu funcionamento interrompido para um momento totalmente inverso onde o consórcio amplia os serviços oferecidos aos municípios – resume Benedette.
O coordenador-geral do consórcio, Elton Tatto, destaca que a frota de caminhões é seminova em excelentes condições e que novos veículos estão sendo adquiridos. “O Cigres a cada dia mais vem crescendo e se desenvolvendo, somando para que a região e os nossos municípios também possam prosperar e contar com melhores serviços para atender as nossas comunidades”, finaliza Tatto.