Organizado pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), foi realizado no município de Ametista do Sul, na última terça-feira, 27, o evento regional para a certificação do selo UBS Amiga do Idoso, que avalia o trabalho na promoção da saúde, assistência farmacêutica, e acolhimento realizado com os idosos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.
Receberam a certificação os 22 municípios de abrangência da 2ª CRS. Entre as UBS de cada cidade, 18 delas foram certificadas com o selo Prata, e quatro, com o selo Bronze.
O evento contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, e das autoridades regionais, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, profissionais da Saúde e suas equipes.
A solenidade teve a programação estendida pela Administração que realizou o ato de inauguração do novo setor de pronto atendimento, aparelho de ultrassom e revitalização do Hospital São Gabriel, que recebeu um aporte financeiro de R$ 300 mil do programa Avançar na Saúde, para fazer os investimentos no local.
Além das certificações e das inaugurações, houve o ato de assinatura da resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que transforma a Unidade Regional de Saúde do Trabalhador (Urest) do município no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ametista do Sul (Cerest).
Receberam Selo Prata
Ametista do Sul, Bom Progresso, Cristal do Sul, Erval Seco, Esperança do Sul, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen, Alpestre, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela e Três Passos.
Receberam Selo Bronze
Caiçara, Pinhal, Vista Alegre e Vicente Dutra.