Publicidade
Conversa com especialista
Queixa de sensação de boca seca?
Por: Matias Lavallos Korsack - Clínica Oral Unic
Publicado em: sábado, 24 de junho de 2023 às 10:31h
Atualizado em: quinta, 29 de junho de 2023 às 10:35h

Tanto no consultório quanto no hospital escuto repetidamente a queixa de pacientes com sensação de boca seca. A xerostomia, como conhecida entre os dentistas, é um sintoma associado, ou não, à baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares e pode ser provocada por fatores diversos, como desidratação, ronco, hábito de respirar pela boca, cigarro, álcool, má higiene bucal, longas falas, efeitos colaterais de medicações, radiação em área de cabeça e pescoço, entre outros.
Em condições normais, uma pessoa produz um litro a um litro e meio de saliva por dia. Além de água, a saliva contém enzimas, minerais, aminoácidos e substâncias que protegem contra a invasão de vírus e controlam a proliferação de bactérias. Entre outras funções, ela desempenha papel importante na limpeza da cavidade oral, na prevenção da cárie, do mau hálito e das infecções do sistema respiratório, assim como é fundamental para a digestão dos alimentos e para o desenvolvimento do paladar e da fala.
Quando há queda expressiva ou interrupção da produção de saliva, os termos adequados são hipossalivação ou hipossialia. Nesses casos, a boca seca pode ser sinal de doenças nas glândulas salivares, de diabetes mellitus e da síndrome de Sjögren. Pode também ser efeito colateral de certos medicamentos (os mais comuns são os antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos), da radioterapia na região da cabeça e do pescoço, do estresse e do envelhecimento, portanto, idosos correm risco mais alto de desenvolver boca seca.

Publicidade

Algo no organismo está em desequilíbrio
Caso você sinta dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, sensação de ardência ou dor na língua, que fica vermelha e com fissuras, maior número de cáries dentárias, presença de saburra (placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua), mau hálito, irritação na garganta, dificuldade para falar e deglutir, você pode estar apresentando xerostomia e déficit na produção de saliva, e é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio.
Lembrando que boca seca num dia muito quente ou depois de exercícios físicos extenuantes, pode ser corrigida com a ingestão de líquidos e dieta adequada, não é motivo para preocupação. Se o sintoma for crônico, porém, procure um cirurgião-dentista para identificar a causa do distúrbio e melhor tratamento para seu caso.

Colaborou
Matias Lavallos Korsack 
Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia

 


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai