A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW) inaugura nas próximas semanas um novo núcleo setorial. O grupo deve reunir empresas, profissionais das engenharias, arquitetura e da construção civil em geral.
Um grupo de profissionais solicitou a entidade para que fosse criado um novo núcleo, que oportunizasse uma melhor integração e apoio para o encaminhamento de questões importantes para o setor.
Atualmente a AEFW já conta com seis núcleos em atividades, entre setoriais e multissetoriais, e de acordo com a presidente da AEFW, Patricia Cerutti, a entidade acolhe a solicitação deste novo grupo com satisfação de estar cumprindo com um dos seus propósitos, que é oferecer espaços e suporte para que as empresas possam de forma conjunta encontrar soluções para as dificuldades do setor e assim se desenvolver melhor. “Sabemos que as entidades de classe desenvolvem um excelente trabalho de representação dos profissionais, mas no formato de núcleo setorial conseguiremos oferecer um diálogo mais próximo entre engenheiros de todas as engenharias presentes em FW, arquitetos, empresas e prestadores de serviços, completando lacunas que hoje são um entrave para um setor que é tão importante para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.
Quem pode fazer parte do núcleo
Serão convidados a integrar o núcleo arquitetos, empresas e profissionais que atuam na construção civil, incluindo os MEIS, responsáveis por grande parte da mão de obra atuante no mercado, engenheiros ambientais, engenheiros civis, engenheiros eletricistas, engenheiros mecânicos, engenheiros de produção e engenheiros do trabalho.
De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Nayan Luiz Martins, da empresa CESST Fred, a expectativa é que com este novo espaço de integração e com o apoio da estrutura da AEFW, alguns projetos que são importantes possam sair do papel, bem como novas iniciativas ganhem apoio.
A diretora de patrimônio da AEFW, Liliara Damo, que estará também integrada na organização do novo núcleo, ressalta que além ser um espaço para diálogo, serão oportunizados treinamentos, palestras de orientação e visitas técnicas. “Sabemos que existem grandes desafios para o setor e com esta integração teremos mais força e suporte para implementar projetos como a capacitação de mão de obra para a construção civil, e também maior abertura para desenvolver ações de valorização dos profissionais, pois acreditamos que deve ser reforçada a cultura de respeito na atuação profissional”.
O atual presidente da Associação dos Engenheiros do Médio e Alto Uruguai (Asaermau), engenheiro civil, Sérgio Antonio Grassi, também integrou o grupo que lidera a criação do novo núcleo e destacou as várias iniciativas que poderão ser desenvolvidas a partir deste novo suporte para a integração dos profissionais e empresas, superando assim alguns desafios do setor.
Em função da amplitude do setor que compõe o novo núcleo, o formato de atuação será adaptado, contando com reuniões de integração e também reuniões segmentadas, permitindo que assuntos coletivos, mas também temas específicos possam se debatidos com melhor qualidade entre os profissionais, não perdendo a força da coletividade.
Representando o CREA RS, o empresário e proprietário da Dedo Verde, o engenheiro florestal Loci Alisson Busatto, apoiou a iniciativa e demonstrou expectativa de que o mais breve possível seja definido o plano de trabalho.
Nos próximos dias o grupo de organização do novo núcleo fará um levantamento do número de profissionais que poderão integrar o grupo, bem como iniciando os convites para participação. A presidente da AEFW ressalta que quem desejar integrar o núcleo já poderá deixar seu nome à disposição através do e-mail (nucleos@aefw.com.br). A reunião de fundação do novo grupo setorial será no mês de julho, com data a ser divulgada.