Há 20 anos, a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural (CFR), de Frederico Westphalen, move sonhos de muitos jovens que buscam no campo uma oportunidade de futuro melhor. Desde o início de seu funcionamento, em 2001, a CFR já formou 260 alunos em Qualificação para a Agricultura Familiar e 210 em ensino médio. “É uma escola diferente, não tradicional, que surgiu com os objetivos de contribuir com a formação integral dos jovens do campo e, ao mesmo tempo, pudesse somar ao desenvolvimento rural sustentável das famílias do meio rural, das organizações que a compõem, melhorar a renda e a economia das famílias envolvidas, tornando suas propriedades econômicas, social e ambientalmente sustentáveis, bem como somar para que haja a sucessão da propriedade”, destaca a diretora da instituição, Elisandra Manfio Zonta.
As comemorações
Para rememorar essa trajetória, a direção da escola programou uma série de atividades especiais, que acontecerão durante todo esse mês de julho. Neste sábado, 3, às 19 horas, no canal da Casa Familiar Rural no YouTube, será lançado um documentário, que contará um pouco mais da história da instituição, com depoimentos de professores, egressos, parceiros e formados. Após o lançamento, o vídeo será publicado em quatro partes na página da CFR no Facebook e no Instagram. As publicações serão nos sábados, 10, 17, 24 e 31 de julho.
No dia 23 de julho, às 15 horas, a CFR também fará um evento comemorativo nas dependências da escola. Durante a programação, será lançado um livro que conta a história da instituição nesses 20 anos. Também será descerrada a nova fachada da CFR-FW, com o logo remodelado, além da entrega de uma placa em homenagem a um idealizador da Casa Familiar Rural. Ainda, serão premiados os alunos e egressos que venceram o concurso fotográfico “Projeto Profissional de Vida do Jovem: novos olhares sobre a história da CFR”.