Publicidade
Padroeiro
Comunidade celebra Dia de Santo Antônio em FW
Próximas missas acontecem às 15 horas e 19 horas, nesta terça-feira, com a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 13 de junho de 2023 às 11:51h

Encerram-se hoje, 13, as celebrações em honra a Santo Antônio, padroeiro da Catedral e de Frederico Westphalen, iniciadas no dia 3 de junho. Além da tradicional novena e da venda de assados, cuca, feijoada, mondongo e cachorro-quente, a paróquia também realizou as noitadas, com a venda de quitutes, contando com a participação da comunidade. 

Publicidade

Nesta terça-feira, 13, ocorre a solenidade de Santo Antônio, com missa às 6h15min, para os trabalhadores da festa. Haverá missa na catedral, às 9h30min, às 15 horas e às 19 horas, com a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Às 7h30min, será vendido mondongo no salão paroquial; às 12 horas, almoço no salão paroquial e venda de churrasco, cuca, saladas, arroz Santo Antônio, para retirada no bairro Aparecida.

Conforme o casal festeiro Claudete Fátima Prestes e José Antônio Prestes, até o início da manhã de ontem, 12, já haviam sido comercializados 400 ingressos para o almoço. Mas a expectativa é de atingir, pelo menos, 500 ingressos. “Queremos fazer uma grande festa, Santo Antônio merece e estamos organizados para isso. Então, se houver mais procura, vamos providenciar lugares e todos serão bem-vindos”, destacaram.

A distribuição dos pãezinhos

A tradição dos pãezinhos de Santo Antônio surgiu quando o santo padroeiro pegava os pãezinhos do convento e dava aos pobres e aos doentes que, por sua vez, alegavam ficar curados ao comê-los. Assim, surgiu a tradição de abençoar os pãezinhos na trezena de Santo Antônio e distribuí-los ao povo. Conta-se também, que certa vez o santo havia dado os pães do convento aos pobres e na hora de servir aos confrades não tinham pães suficientes, foram a Santo Antônio que disse para verificarem novamente o cesto, e tamanha foi a surpresa dos confrades, que o cesto antes vazio, agora de maneira milagrosa, transbordava de pães.

Em Frederico Westphalen, foram produzidos, por uma padaria, 40 mil pãezinhos, que são distribuídos por voluntários. O valor necessário para custeio é doado por uma pessoa da comunidade.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai