Publicidade
Devoção
Fiéis celebram Corpus Christi em FW
Além da fé no sacramento da Eucaristia, integrantes de movimentos da igreja e de escolas do município também se dedicaram à tradicional confecção dos tapetes
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 08 de junho de 2023 às 11:36h
Atualizado em: sexta, 09 de junho de 2023 às 13:51h

Conforme o Vaticano, a Festa de Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no século XII. Foi um Movimento Eucarístico na Abadia de Cornillon, fundada em 1124, pelo bispo Albero de Liege. É a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. 

Publicidade

Nesta festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor “se faz presente” como “alimento e remédio da alma”. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Os tapetes

O Corpus Christi – feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia – é comemorado em várias cidades brasileiras por meio dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis "desenham" cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa e o costume foi trazido para o Brasil na época da colonização. A prática simboliza a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriam as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias. 

Em Frederico Westphalen

Neste ano, as comemorações de Corpus Christi coincidiram com a Festa de Santo Antônio, padroeiro da catedral e do município. Na quinta-feira, 8, a missa solene na catedral ocorreu pela manhã, seguida da procissão pelas ruas centrais, no entorno à catedral. Antes, porém, movimentos da Igreja Católica, escolas do município e entidades, realizaram a confecção dos tradicionais tapetes que embelezaram as ruas e deram passagem à procissão. 

Um dos movimentos tradicionalmente envolvidos nesta confecção é o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) que, em 2023, completa 30 anos de existência. No último dia 3, integrantes e “tios” do CLJ se reuniram para fazer a pintura da serragem, principal material utilizado pelo grupo para confecção dos tapetes.

Na quinta-feira, entre 30 e 40 integrantes do CLJ participaram da montagem dos tapetes. Em frente à catedral foi confeccionada uma imagem de Nossa Senhora, marcando o Ano Mariano. “Os demais desenhos retrataram símbolos de Corpus Christi, como o cálice, o cordeiro, o vinho, entre outros. Esse envolvimento dos jovens do CLJ mostra a relevância do curso que, em agosto, vai realizar o 100º retiro. Estamos na segunda geração de integrantes, ou seja, os filhos de quem participou do movimento estão participando. Além de incentivar a liderança, o engajamento, como neste caso de Corpus Christi, também mostra a responsabilidade”, explicou o “tio” do CLJ, Diego Bertoletti da Rocha.

A Escola Auxiliadora também se envolve, todos os anos, na confecção dos tapetes, em papel e outros materiais diversos, e que são montados em uma das ruas ao lado da praça. A preparação do material começou na semana passada, nas disciplinas de ensino religioso e artes, além da campanha de cobertores, realizada no mês de maio. Mais de 480 estudantes, de 29 turmas se envolvem no processo. “A escola sempre participou da celebração de Corpus Christi confeccionando tapetes e trabalhando em sala de aula a tradição, com o objetivo de disseminar cada vez mais gestos e atitudes de partilha que impactem na sociedade”, frisou a professora Luciane Bonfanti, diretora da Escola Auxiliadora.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai