O artista, autor e produtor cultural, Danilo André Gregory, já tem data marcada para a transmissão on-line de lançamento da obra “As Travessuras do Maneco”, com bate-papo musical e apresentação de contação de história. O projeto “As Travessuras do Maneco – Uma obra de resgate do folclore popular” foi contemplado no Edital Sedac Nº17/2021, Edital de Concurso FAC Publicações, e está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS e Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
No dia 18 de junho, acontecerá um grande espetáculo on-line de teatro e música, com a presença do grupo musical Serenata Show e do grupo teatral Novos Loucos Poetas. A live será transmitida do salão de atos da URI, para o público em geral, e estará disponível no canal do artista – www.youtube/@DaniloAndré.
A obra
Esse trabalho de Danilo é bastante especulado e aguardado. A obra é voltada para público infantojuvenil e retrata a simplicidade da vida na roça. A ilustração foi criada a partir de ensaio fotográfico de Julinho da Rosa, com Danilo André, Mercedes Gregory e Carolina Almeida interpretando os personagens do livro. O design gráfico e arte final são de Jaqueline Menlak Chini.
O projeto contemplado visa à produção, publicação e distribuição da obra literária “As Travessuras do Maneco”. O texto, de Danilo André, foi extraído de um espetáculo apresentado por um grupo teatral de Rodeio Bonito, aproximadamente, 30 anos atrás. Na época, o autor atuou como dramaturgo, diretor e ator ao lado de sua mãe, Mercedes Gregory, grande homenageada no livro. O projeto irá abranger, com distribuição gratuita de três mil exemplares, alunos do 4º ao 9º anos da rede municipal de Frederico Westphalen e alunos do 4º ao 9º anos das redes municipal e estadual de ensino, incluindo escolas indígenas e Apaes, dos municípios de Iraí, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre.
A distribuição dos livros já estará acontecendo na semana de lançamento, em locais designados pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura de cada município, e será acompanhada de bate-papo com o autor presente e contação de história.
Esse projeto inovador, segundo Danilo, tem por objetivo promover a leitura e contribuir para a aprendizagem, proporcionando o acesso à aquisição de livros. “Sobretudo, pensamos nos alunos com famílias de baixa renda, a fim de incentivar a leitura, de forma inclusiva e transformadora”, destaca.