Desde às 10h50 da manhã desta segunda-feira, 29, indígenas estão trancando a BR-386, no quilômetro 2, em Iraí. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Posto de Seberi, o trânsito está totalmente bloqueado, e somente ambulâncias estão sendo liberadas. Não há indicação de desvio, pois o mais próximo, passa por dentro da área indígena.
O motivo da mobilização é a possível votação do Projeto de Lei 490, que trada do Marco Temporal. A proposta deve ser votada nesta terça-feira, 30, e restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
– Iniciamos uma vigília para mostrar ao Congresso que a aprovação deste projeto vai atingir fortemente os direitos dos povos indígenas, com ênfase às novas gerações. A ideia é deixarmos o trânsito trancado o máximo de tempo possível, porque esse projeto fere a Constituição Federal –, destacou o cacique de Iraí, Jadir Jacinto.
Região
Em Vicente Dutra, município onde, no fim de abril, foi homologada a Terra Indígena Rio dos Índios, segundo informações, até o momento, não há bloqueios. Em Planalto, foi bloqueada a ERS-324, em frente ao Clube Cruzeiro, imediações da Aldeia Pinhalzinho.
Segundo previsões da PRF, bloqueios devem ocorrer em várias regiões do Estado e do país a partir desta segunda-feira, 29.