Publicidade
Projeto Pisa
Manejo da Terneira e da Novilha Leiteira é tema de tarde de campo
Atividade foi realizada na terça-feira, 23, na linha São Paulo, em Frederico Westphalen
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 26 de maio de 2023 às 15:23h
Atualizado em: sexta, 26 de maio de 2023 às 15:31h

O projeto Juntos Para Competir - Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa) – Médio Alto Uruguai realizou na última terça-feira, 23, na propriedade de Afonso Favero, na linha São Paulo, em Frederico Westphalen, uma tarde de campo com o tema “Manejo da Terneira e da Novilha Leiteira”. A atividade teve início às 13h30min, e faz parte das diversas ações realizadas pelo projeto com propriedades da cadeia leiteira da região. 
O Pisa é desenvolvido desde 2020, atendendo 114 produtores rurais, dos municípios de Frederico Westphalen, Caiçara, Vicente Dutra, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul e Iraí. O projeto é uma parceria entre Farsul, Senar-RS, Sebrae e, na região, tem apoio da Cresol, Sicredi, Cotrifred e Sindicato Rural. 

Publicidade

De acordo com o representante do Sebrae-RS, o gestor de projetos Ronaldo Kloeckner, o projeto Pisa tem seu destaque na forma como leva o que é produzido nas universidades, por meio de pesquisas, de forma direta e rápida para as propriedades rurais, contribuindo assim para o desenvolvimento de produção destas famílias. 

Devido à mudança de cultura que o projeto proporciona, com mais inovação e assertividade no campo, por vezes, o produtor acaba demorando para assimilar. Por isso, o projeto conta com técnicos especializados que dão o suporte para cada família participante, e também são realizadas atividades integradas entre Sebrae e Senar, com o objetivo de possibilitar a esses produtores melhores condições de produzir e de tornar sua produção mais competitiva. “Fazemos o projeto Pisa com duração de cerca de três a quatro anos, e durante esse período, o produtor será assistido por um técnico, que vai à propriedade levando informações”, destaca Kloeckner. E a cada trimestre, os produtores assistidos se reúnem em uma propriedade para a realização de uma tarde de campo, com o objetivo de trocar experiências sobre a produtividade. 
Segundo o supervisor-regional do Senar-RS, Alexandre Siqueira Altmann, na região de Frederico Westphalen, o trabalho do projeto Juntos Para Competir é voltado para o desenvolvimento das propriedades de pecuária leiteira. Já na região de Alpestre e Planalto, o projeto busca trabalhar o ramo da fruticultura, possibilitando melhores resultados. 
– A metodologia Pisa, é uma metodologia diferente, que preconiza o sistema de produção a pasto, com suplementação. Então o projeto nós idealizamos por meio disso. É uma produção com sustentabilidade, com custo baixo, e que mais viabiliza o pequeno produtor rural. É um sistema que requer menos investimento e menor custo, e permite uma margem de lucro um pouco maior por litro – destaca Altmann. 

Seminário sobre pecuária leiteira acontece em outubro
Neste ano, o projeto Pisa reunirá produtores e demais lideranças do campo para um seminário sobre a produção leiteira na região – Juntos transformando vidas na pecuária leiteira –, e para apresentar os resultados adquiridos com as ações do projeto. O evento deve acontecer no dia 24 de outubro, em Frederico Westphalen. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai