A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou na última quinta-feira, 18, a eleição para ratificar os nomes dos indicados pelos partidos políticos que irão fazer parte do Conselho Administrativo da Federação na gestão de 2023/2024. Com 155 votos, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi eleito como o próximo presidente. O gestor representará o Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Da região da Zona da Produção, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, e o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, foram eleitos pelos seus partidos, respectivamente MDB e PT, para o cargo de vice-presidência. Cada partido conta com uma vaga de vice-presidência. A posse da nova presidência acontece no dia 6 de junho, integrando a programação do 41º Congresso de Municípios do RS.
De acordo com a Famurs, um acerto foi estabelecido em 2005, onde determina que o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024, segue de acordo com o número de prefeitos eleitos de cada legenda no Estado. Como o PDT foi o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2023. O próximo partido a indicar um nome será o PTB. O Progressistas (PP) foi o primeiro a compor o rodízio.