A tradicional romaria em honra aos beatos Manuel e Adílio, que neste ano chega em sua 59ª edição, acontece neste fim de semana – de 19 a 21 –, em Nonoai. A preparação para um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul iniciou ainda no dia 25 fevereiro, com o lançamento oficial.
A programação desta 59ª edição foi desenvolvida durante toda a semana, com a novena preparatória, que iniciou no dia 11 e encerrou na sexta-feira, 19, com missas diárias. Acontecem, ainda, dentro da programação, a 4ª Live Romaria, 2ª Ciclo Romaria, 17ª edição da Cavalgada da Fé, 7ª edição da Moto Romaria, Procissão Luminosa, confissões e várias missas durante o sábado, 20, e hoje, 21, com bênção da saúde e dos objetos de devoção. Para encerrar o evento, haverá shows com o grupo instrumental Picumã e com o padre Ezequiel Dal Pozzo.
Cavalgada da Fé e missas
A 17ª Cavalgada da Fé iniciou no sábado, 13, saindo de Três Passos. Na segunda-feira, 15, o grupo de cavalarianos chegou a Frederico Westphalen, com descanso na sede campeira do CTG Rodeio da Querência, onde também participou de uma missa crioula, celebrada pelo padre Gilmar Zanatta, que está participando da cavalgada, e pernoitou. Após, o grupo seguiu até a comunidade da Vila Salete, em Iraí, para o pernoite. Depois, seguiram para Alpestre e Rio dos Índios, até chegarem a Nonoai, na tarde deste sábado, 20, no santuário dos beatos, onde às 14h45min haverá a acolhida aos cavalarianos e bênção. Às 15 horas, acontece missa para toda a comunidade.
Neste domingo, 21, é o dia em que é esperado o maior número de fiéis em Nonoai. No santuário, acontecem missas às 6 horas e às 8 horas; no palco, missa às 10 horas; às 13 horas, também terá apresentações artísticas e às 14 horas, missa no palco, com bênção da saúde e objetos de devoção; às 15h30min, o show do padre Ezequiel Dal Pozzo encerra a programação deste ano.