O Carijo da Canção Gaúcha, festival de música nativista realizado anualmente em Palmeira das Missões, inicia neste domingo, 21. Neste ano, o evento terá a duração de seis dias, encerrando no domingo, 28. Ao longo de mais de três décadas de história, o festival vem possibilitando à comunidade a apreciação da arte, da gastronomia e da história do Estado, além de promover o turismo, entretenimento e fomentar a economia regional.
Nesta 36ª edição, são mais de 200 barracas campeiras, entre famílias, comerciantes, empresas e grupos de amigos. Ainda, junto ao festival, haverá a Casa de Cultura, Feira da Indústria, Comércio e Artesanato, shows tradicionalistas no lonão entre a quarta-feira e sábado, bem como as apresentações no palco principal.
No domingo, 21, um trio elétrico com músicos da fase local do festival passarão pelas ruas da cidade, e terá a última parada no acampamento da cidade de lona. Neste ano, a novidade do festival é o Carijo Instrumental, o qual pela primeira vez vai premiar instrumentistas com suas melodias e arranjos inéditos no palco do Carijo, na noite de terça-feira, dia 23. Na quarta-feira, 24, acontecerá a fase final do 20º Carijinho da Canção Gaúcha. Já na quinta-feira, 25, inicia o 36º Carijo da Canção Gaúcha, com a fase local. Já nos dias 26 e 27, se apresentam músicos de demais localidades na Fase Geral do Carijo.
Dessas três noites de ronda são escolhidas 16 canções para a última noite do evento, domingo, 28, que competirão a grande Finalíssima, concorrendo à R$ 35 mil, em prêmios acumulados. Ainda no domingo, no tablado do palco paralelo, haverá o segundo Carijo em Dança, competição entre invernadas artísticas dançando músicas tradicionais e também do acervo do Carijo da Canção.
Confira a sequência das apresentações do 36º Carijo da Canção Gaúcha, clicando aqui.