Publicidade
Criatividade
Escolas da 20ª CRE participam da Semana do Scratch 
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 18 de maio de 2023 às 11:03h
Atualizado em: quinta, 18 de maio de 2023 às 11:12h

A última semana foi repleta de aventuras e desafios para alunos de escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação. Estudantes puderam participar da Semana do Scratch, uma semana para imaginar, criar e compartilhar projetos. 
A atividade é uma das ações do Programa Escolas Criativas, promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
Com o tema “As cem linguagens da criança”, poema do educador Loris Malaguzzi, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lucila Nogueira, em Boa Vista das Missões, e do Instituto Estadual Borges do Canto, em Palmeira das Missões, participaram das atividades realizadas a nível nacional. 
Durante a atividade, os alunos foram protagonistas da sua própria aprendizagem. O Scratch é uma plataforma de interação e projetos construídos por meio de uma linguagem de programação em blocos e simplificada, como peças de lego, em que é possível usar a criatividade para a realização e compartilhamento de projetos.
–É muito legal. Consegui criar histórias e pude aprender várias coisas. Eu gostei muito de brincar com Scratch– diz o aluno do 1º ano do Ensino Fundamental do Instituto Borges do Canto, Joaquim Strapazzon Fortes. 
Com o Scratch, crianças e adolescentes puderam criar animações, jogos e histórias interativas expressando seus interesses a partir do tema da atividade. 
–O scratch nos proporcionou novos aprendizados, percebi que necessitamos seguir explorando a plataforma para avançarmos no entendimento sobre programação. Foi diferente vivenciar essa experiência”, destacou o aluno do 5? ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lucila Nogueira, Pedro Kaue de Paula Covaleski.
Para a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, o projeto é uma oportunidade para o aluno criar, pensar e desenvolver suas habilidades criativas, além de aprender e ter mais autonomia. “Ao desenvolver a criatividade dos estudantes, atividades como essa também aprimoram o conhecimento e desenvolvem a autoestima e autoconfiança. O Scratch é uma oportunidade para que os alunos possam trabalhar a criatividade em conteúdos de diversas áreas de conhecimento”, completa.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai