A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW), o Núcleo de Desenvolvimento do Comércio e o Sebrae, realizaram no Salão Nobre da entidade, na última terça-feira, 16, a palestra “NRF: varejo e pé no chão”, com a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae-RS, Lisiani Uggeri Hampel.
Lisiani foi uma das integrantes da comitiva, que partiu em janeiro deste ano para Nova Iorque, em busca de compreender sobre as novas tendências do varejo internacional, as principais mudanças de comportamento dos consumidores e o que isso impacta no modo de vender, produzir e de se mostrar das empresas.
A palestrante explanou aos participantes que, cada vez mais os clientes têm buscado na hora de comprar, principalmente a geração Z, a experiência e não o produto em si e que procuram se relacionar com as marcas que representam os seus valores. O termo “resale”, que é a prática de venda de produtos de segunda mão, também será um segmento com potencial de crescimento e a pegada sustentável, o “ESG”, terá espaço importante no mercado varejista, visando à preservação, reaproveitamento e novas oportunidades de trabalho, sem agredir o meio ambiente.
Hampel reforçou que “o varejo é feito de pessoas para as pessoas”, sendo este o maior desafio e foco das empresas, e que a conexão com o consumidor alinhado com o propósito promove o básico bem feito. “Se a sua empresa fechasse hoje, o seu cliente sentiria a sua falta?”, perguntou a palestrante aos participantes, encerrando a palestra e para que fizessem uma reflexão e pensassem sobre como eles gostariam que as empresas fossem lembradas.