Três réus irão a júri popular pela morte do empresário de Vista Alegre Leo Luiz Sponchiado, crime ocorrido na noite de 28 de fevereiro de 2020. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), o irmão do empresário, Lair Francisco Sponchiado, teria contatado os outros dois réus, Adriano Luis Libardi e Alexandro dos Santos Nogueira, para cometerem o crime.
O trio irá responder pelos crimes de homicídio qualificado e também pelo assalto a um casal cometido depois do assassinato, além da adulteração da placa do veículo roubado e utilizado na fuga. Ainda segundo o MP, a motivação do crime teria sido o fato de Lair possuir dívidas junto ao irmão.
Ainda não há data para o julgamento. Os três réus seguem presos de forma preventiva.
O crime
Por volta das 21h30min do dia 28 de fevereiro de 2020, na linha São Paulo, interior de Vista Alegre, o empresário Leo Luiz Sponchiado foi morto com um tiro na cabeça enquanto estava na residência de sua mãe. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, mas não resistiu. Nada foi levado do local. Para o MP, a dupla Adriano Luis Libardi e Alexandro dos Santos Nogueira cometeram o crime a mando de Lair Sponchiado. No dia seguinte, Libardi e Nogueira teriam assaltado um casal em Vista Alegre, de onde levaram um carro e outros itens. Dias depois, a dupla ainda adulterou a placa do veículo.