Os agentes da Delegacia de Polícia Civil de Palmeira das Missões, com apoio de policiais das demais delegacias da região, desencadearem, na manhã desta quinta-feira, 27, a operação Lavoura Segura. Durante a ação, foram cumpridos sete mandados judiciais de ingresso, busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.
As ordens judiciais foram expedidas em decorrência de investigação que apurou crimes de furtos ocorridos em propriedades rurais, das quais foram subtraídos fios de pivôs de irrigação, insumos e defensivos agrícolas, entre outros objetos.
No decorrer da investigação, apurou-se que um grupo de indivíduos era responsável pela prática dos furtos, sendo que um deles tinha a atribuição de promover a venda dos objetos subtraídos para uma dupla que receptava os objetos para revendê-los, sendo um deles empresário.
Os presos, após os procedimentos legais, foram conduzidos ao Presídio Estadual de Palmeira das Missões, onde permanecem à disposição do Justiça.
No total, foram apreendidos aparelhos de telefone celular, armas de fogo, munições e aproximadamente 158kg de fios de cobre. O Inquérito Policial ainda está em andamento, em fase de diligências finais, para então ser remetido ao Poder Judiciário, sendo que as pessoas envolvidas poderão responder por crimes de furto qualificado, receptação e receptação qualificada.
Responde pelo crime de receptação não só a pessoa que sabe estar comprando um produto de crime, mas também aquela que, pelas circunstâncias, podia presumir que a coisa foi obtida por meio criminoso. Além disso, o empresário ou comerciante que compra objetos nestas condições responde pelo crime de receptação qualificada, cuja pena é majorada.