Em uma ação conjunta na manhã desta quarta-feira, 26, em Sarandi, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil prenderam três homens e apreenderam quase uma tonelada de agrotóxicos proibidos no Brasil, além de dois veículos e uma espingarda ilegal.
Durante uma operação de combate à criminalidade, a PRF identificou dois carros suspeitos de contrabando de agrotóxicos. Uma Palio Weekend, com placas de Sarandi, e uma Saveiro, emplacada em Barra Funda, foram abordadas na BR-386.
Nos veículos foram encontrados 37 galões de 20 litros de Paraquat, um agrotóxico proibido no Brasil desde 2020, devido aos riscos à saúde associados ao desenvolvimento de doença de Parkinson, fibrose pulmonar e câncer. Os dois motoristas, de 49 anos e 62 anos, que já haviam sido presos pela PRF com agrotóxicos em outras ocasiões, foram detidos novamente.
Local de armazenagem
Na sequência, policiais rodoviários federais e policiais civis foram até uma propriedade rural onde os criminosos armazenavam o produto contrabandeado. Já havia um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca de Sarandi, em razão de uma investigação em andamento.
No local, os policiais prenderam um homem de 33 anos e encontraram mais três galões cheios de agrotóxico e dois vazios, além de uma espingarda calibre 22 adulterada e equipada com silenciador e luneta.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil, em Sarandi, para registro do flagrante.