Com o intuito de divulgar as ações preventivas já adotadas pela Administração de Caiçara, no que se refere a investimentos em segurança pública no município, e especialmente quanto à contratação de vigilantes para as escolas, aconteceu na segunda-feira, 10, na Câmara de Vereadores, uma reunião entre Executivo, Legislativo, forças de segurança, direções das instituições de ensino, entidades e população em geral, com o intuito de apontar as ações já adotadas para o aumento da segurança nas escolas e discutir melhorias gerais para tranquilizar a comunidade escolar.
O ato contou com a presença do prefeito Daniel Coelho dos Santos, que enfatizou a preocupação da administração municipal com a pauta e a segurança de enaltecer aos pais e à sociedade que o melhor está sendo posto em prática. "Vamos montar vigilância nas nossas escolas, continuar e ampliar o atual sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico da cidade, observada 24 horas por dia, com o “Botão do Pânico” instalado no ano passado, que oferta retorno da segurança pública para as escolas para quaisquer problemas enfrentados, seja um engasgo ou outra situação adversa", garantiu.
O vice-prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, abordou sua vasta experiência na segurança e enalteceu que a gestão municipal foi uma das pioneiras na região, na implantação do cercamento eletrônico e na instalação de “Botões de Pânico” em todas as escolas municipais e estaduais. Também ressaltou a importância da implantação da iluminação de LED, que melhora a segurança geral da comunidade.
O secretário de Educação, Airton José Fabris, comentou que as escolas estão em alerta, sempre atentas com cada problema, e pediu o auxílio dos pais para que monitorem os conteúdos acessados pelos filhos, conversem com eles sobre golpes, crimes, deem abertura para que comuniquem seus temores, e os tranquilizou enfatizando que as escolas estão sim bem assistidas.
Também estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Caiçara, Marco Girardi, o presidente da Câmara de Vereadores, Olivo Francisco Bonatti, representantes do Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, além de diretores e professores das escolas, vereadores e secretários da administração.