Publicidade
Região
Reunião entre Administração de Caiçara e autoridades define medidas de segurança em escolas do município
Legislativo, forças de segurança, direções das instituições de ensino, entidades, e população em geral participaram do encontro
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 11 de abril de 2023 às 14:34h
Atualizado em: terça, 11 de abril de 2023 às 14:36h

Com o intuito de divulgar as ações preventivas já adotadas pela Administração de Caiçara no que se refere a investimentos em segurança pública no município, e especialmente, quanto a contratação de vigilantes nas escolas do município, ocorreu nesta segunda-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Caiçara, uma reunião entre Executivo, Legislativo, forças de segurança, direções das instituições de ensino, entidades, e população em geral, convocadas via Rádio Comunitária, com o intuito de apontar as ações já adotadas para o aumento da segurança nas escolas e discutir melhorias gerais para tranquilizar a comunidade escolar.

Publicidade

O ato contou com a presença do prefeito, Daniel Coelho dos Santos, que enfatizou a preocupação da administração municipal com a pauta, e a segurança de enaltecer aos pais e a sociedade que o melhor possível está sendo posto em prática. "Vamos montar vigilância nas nossas escolas, continuar e ampliar o atual sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico da cidade observada 24 horas por dia, com o “Botão do Pânico” instalado no ano passado que oferta retorno da segurança pública para as escolas para quaisquer problemas enfrentados seja um engasgo ou outra situação adversa," garantiu. 

O vice-prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, abordou sua vasta experiência na segurança, e enalteceu que a gestão municipal foi uma das pioneiras na região na implantação do cercamento eletrônico e na instalação de “Botões de Pânico” em todas as escolas municipais e estaduais. Também ressaltou a importância da implantação da iluminação de LED que melhora a segurança geral da comunidade.

– Caiçara é um bom lugar pra se viver e queremos que assim permaneça, seremos precavidos ,vamos aprimorar e ampliar os modernos sistemas contratados pela atual Administração, bem como contratar vigilantes para nossas escolas, mas considero fundamental elaborar protocolos para cada eventual situação e orientar nossos professores, alunos e funcionários para que as melhores ações sejam tomadas sejam quaisquer os problemas enfrentados, precisamos da ajuda também de cada um, especialmente dos pais para que todos fiquem atentos e cuidadosos, e comuniquem prontamente qualquer potencial risco as autoridades competentes. É fundamental além das medidas adotadas pela Gestão Municipal que a população também seja ativa e nos ajude a prevenir ou inibir situações. Conforme preconiza o artigo 144 da Constituição Federal, Segurança Pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos – enfatizou o vice-prefeito. 

O secretário Municipal de Educação, Airton José Fabris, comentou que as escolas estão em alerta, sempre atentas com cada problema e pediu o auxílio dos pais para que monitorem os conteúdos acessados pelos filhos, conversem com eles sobre golpes, crimes, deem abertura para que eles comuniquem seus temores, e os tranquilizou enfatizando que as escolas estão sim bem assistidas.
Também estiveram presentes no evento o Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Caiçara, Marco Girardi, o presidente da Câmara de Vereadores, Olivo Francisco Bonatti, representantes do Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, além de diretores e professores das escolas, vereadores e secretários da Administração. 

O comissário da Polícia Civil em Caiçara, Rudinei Zotis, enalteceu a importância da troca de informações, contou que os serviços de inteligência da Polícia seguem atentos, e pediu a colaboração da comunidade, assim como o Militar, Cristiano Tibola, que salientou a importância das pessoas cuidarem a cidade, observarem o cotidiano e ao flagrarem atitudes estranhas, seja de pessoas conhecidas ou desconhecidas, veículos estranhos, pessoas fora do habitual com comportamento atípico, que faça contato com as forças de segurança, seja pelo 190 ou ainda pelo 3744-3744, ou ainda, diretamente abordando um Policial Militar e contando sua experiência. "Estamos atentos e alertas e vigilantes e seguiremos deste modo," finalizou.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Prefeitura de Caiçara.