Representantes dos municípios participantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) realizaram um encontro durante a tradicional Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul, na tarde desta sexta-feira, 31 de março.
Entre as pautas debatidas durante a reunião estiveram questões turísticas e de logística regional, assim como, a concretização de parcerias para o desenvolvimento da região.
Parceria com a URI
O encontro concretizou a assinatura de um convênio com a Universidade Regional Integrada, campus de Frederico Westphalen (URI/FW), com a finalidade de mútua colaboração para o desenvolvimento social, educativo e administrativo das cidades abrangidas pela parceria. Na ocasião, a diretora-geral da instituição, Elisabete Cerutti, assinou o contrato junto ao presidente da Amzop, Evandro Massing.
Covatti pretende dobrar participação do Turismo no PIB gaúcho de 4% para 8%
O encontro em Taquaruçu do Sul também contou com a presença do secretário de Turismo do RS, Vilson Covatti. Nascido em Palmitinho, o ex-deputado destacou a aproximação com a região e que as portas estão abertas para o contato das administrações, com o objetivo de dar celeridade e apoio ao desenvolvimento turístico regional.
O secretário ainda destacou o grande potencial da rota das Pedras e Águas que conta com municípios da Amzop como Ametista do Sul. Na ocasião, Covatti destacou que durante a gestão pretende dobrar a porcentagem de participação do Turismo no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Hoje a pasta representa 4%, e, de acordo com o secretário, ao final dos quatros anos pretende finalizar com 8%.
O gestor ainda destacou que com a finalização da obra asfáltica entre o distrito Castelinho, em FW, a Ametista do Sul, o turismo regional deve triplicar seus ganhos.
Obras em andamento na região são pautadas
Também participou do encontro o secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Transporte do Estado, Luiz Gustavo de Souza, que apresentou aos prefeitos e representantes regionais como está o andamento das obras da região. Confira na lista abaixo.
ERS-591 – Distrito Castelinho (FW) – Ametista do Sul
O projeto do trajeto entre o distrito Castelinho, em Frederico Westphalen, e Ametista do Sul já está concluído e licitado. Basta a homologação da obra. O projeto conta atualmente com uma ação judicial no trâmite comum. Ainda, o Sindicato das Empresas de Controle de Asfalto pediu uma revisão de um item sobre a base do trajeto, o que aumento em 1.070 folhas, aumentando o valor da obra em R$ 7 milhões. No momento o governo estadual está aguardando a Fazenda enviar o aumento do valor para a Selic.
ERS-325 – Novo Tiradentes – Pinhal
De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Transporte do RS, o projeto já está protocolado na Selic, e está suspenso por uma ação judicial. O projeto está sendo corrigido onde vai ser aumentado o valor de concretização. Está suspenso o período de contagem de dias para abertura de envelopes.
ERS-528 – Palmitinho – Pinheirinho do Vale
Obra está em andamento normal, de acordo com o que foi passado pela empresa para o governo do Estado, deve-se finalizar até 90% da obra ainda neste ano.
Acesso a São José das Missões
Desde 2022 o projeto foi finalizado e está no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Questões como iluminação e demais itens a serem preenchidos
Iraí – Planalto
Obra em normalidade, mas com ritmo não esperado pelo governo estadual. Empresa não tem capacidade financeira para maior agilidade.
ERS-330 – Redentora – Dois Irmãos das Missões – Ponte sobre o rio Guarita
A Administração de Erval Seco contribuiu com a atualização e o projeto da ponte sobre o rio Guarita. O projeto está pronto, aprovado e aguardando a dotação orçamentária para encaminhar a licitação.
Acesso a Engenho Velho
Projeto está em fase final, verificando questões de orçamento, e deve ficar apto para licitação neste ano. Ainda não há recursos para o início das obras, mas já pode ser licitado.
Acesso a Dois Irmãos das Missões por Palmeira das Missões
Está na fase de atualização do projeto, e do orçamento, tem meta de estar pronto neste ano. Ainda não há recursos para o início das obras, mas já pode ser licitado.
Palmeira das Missões a Juricaba
Um projeto de 70 km, com valor estimado em R$ 170 milhões e deve estar habilitado para o ano que vem.
Radar do governo estadual na região
Vicente Dutra – Porto Mondaí
Atualizar o projeto e licitar os trechos remanescentes entre Vicente Dutra e Porto Mondaí, 8 km ligando a Santa Catarina, ajudando no turismo da região.
Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Norte Gaúcho – Comunors
Os municípios Entre Rios, Trindade do Sul, Três Palmeiras e Gramado dos Loureiros bancaram a atualização do trecho com saída para Erechim. Eles irão utilizar dos valores do ICMS das empresas para a realização da obra.
Trindade do Sul e Entre Rios
Pelo Consórcio, será realizado um estudo de volume de trafegalibidade, entre Ronda Alta e Nonoai, com o intuito de analisar a instalação de terceiras vias, haja vista o fluxo.
ERS-211 – Campinas e Ronda Alta
O projeto de obra está fase final.
Rodeio Bonito – Pinhal – Jaboticaba – Boa Vista das Missões
Projeto aprovado e será trabalhado para ficar disponível para licitação no ano que vem.
Enfrentamento à estiagem
O momento também contou com a assinatura de um Protocolo de Intenções com o gerente-regional da Emater-RS/Ascar, Luciano Schwerz, visando a cooperação recíproca no enfrentamento a estiagem. O gerente ainda apresentou um panorama do impacto da estiagem na região, na produção leiteira, de grãos e no crescimento do agronegócio regional.
Proximidade com o governo estadual
O evento também contou com a presença do coordenador do Gabinete dos Prefeitos do governo estadual, Salmo Dias, que destacou que o gabinete junto a Casa Civil estará de portas abertas para contribuir no desenvolvimento regional dos municípios da Zona da Produção.