A forte instabilidade que atuava sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias trouxe temporais a várias regiões do Estado, no sábado, 26. Além de chuva intensa, as tempestades vieram com vendavais e granizo, sendo que o Norte do RS, onde o ar mais quente atuava, foi o mais atingido.
Em Sagrada Família, os ventos fortes causaram sérios prejuízos no interior e na cidade. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o vendaval danificou cerca de 500 residências, prédios públicos e comerciais. Houve distribuição de lonas para a população devido aos destelhamentos. Os danos observados em parte do município, com colapso total de estrutura e residências que foram movidas de suas fundações, são consistentes com a ocorrência de um tornado ou uma corrente de vento muito forte, acima de 100 km/h.
Além de vendavais, as tempestades também trouxeram granizo em vários municípios do Norte gaúchos, como em Constantina e Cerro Grande. Neste último, o gelo acumulou e deixou os campos verdes praticamente brancos de gelo.
Conforme a MetSul Meteorologia, o risco de mais tempestades cessa neste domingo, 27, com a chegada do ar frio. “As tempestades severas se deram no Norte gaúcho justamente porque era a região do Estado que estava sob a influência de ar quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Quando a frente deixou de ser quente e passou à fria, e avançou para o Norte do Estado, ao encontrar o ar quente formou as tempestades severas localizadas”, explica a MetSul.
Mais informações você confere em nossa edição impressa da quarta-feira, 30.