Publicidade
Ampliação
Acirb de Rodeio Bonito passa a ser Acisa
Com alteração estatutária, entidade representa, além do comércio e indústria, agronegócio e prestação de serviços e quer ampliar em 30% o número de associados
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 24 de março de 2023 às 09:35h
Atualizado em: sexta, 24 de março de 2023 às 09:39h

Em 2023, ano em que completa o seu 47º aniversário, a Associação Comercial e Industrial de Rodeio Bonito (Acirb) passa a ser a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). A alteração do nome ocorre após a aprovação da mudança estatutária da entidade, por cerca de 80% dos associados, que estiveram reunidos em assembleia-geral extraordinária, no último dia 17. Na ocasião, também foi realizada a assembleia-geral ordinária, para apresentação e aprovação das contas do exercício 2022.

Publicidade

– Neste período, nunca havia sido feita uma revisão ou atualização do estatuto da associação, o que foi realizado devido a uma necessidade. No ano passado, tentamos implementar o Núcleo da Mulher Empreendedora, mas esbarramos na parte burocrática. Não tínhamos uma forma legal de instituir o núcleo, porque não estava previsto em estatuto. Foi quando começamos a trabalhar na reformulação estatutária surgiram outras ideias, como a inclusão do agronegócio e prestadores de serviço na entidade, ampliando nossa abrangência –, explica a presidente da Acisa de Rodeio Bonito, Ligia Lavratti.

A empresária acrescenta que, com a alteração, será possível a criação de outros núcleos – como do Jovem Empreendedor e Tecnologia e Inovação –, departamentos – como patrimônio, marketing e SPC/Serasa – e comissões. “No dia 30 de março, vamos participar do Encontro do Comitê Estadual da Mulher Empreendedora, em Porto Alegre, buscando sobre o passo a passo para a formação dos núcleos nos municípios. A partir daí, vamos fazer a implementação aqui em Rodeio Bonito e, conforme as necessidades, criaremos os outros de forma gradativa”, complementa.

Adesão de novos associados

Com a mudança, a entidade tem um planejamento para visitar as empresas, explicando a novidade e apresentando os benefícios para quem se associa à Acisa. “É visível a representatividade da associação, não só em Rodeio Bonito, mas também nos âmbitos regional e estadual. Atuamos fortemente junto à Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Queremos somar forças, ser parceira do poder público, para termos uma cidade melhor. Estimamos ampliar em até 30% o número de associados, tendo em vista que o agro e a prestação de serviços são setores muito fortes no município”, projeta a presidente da Acisa.

Benefícios, ações e projetos

Entre as vantagens oferecidas aos associados, a Acisa oferece o SPC/Serasa, importante ferramenta de proteção às empresas; capacitações e treinamentos em diversas áreas, além de representar as classes produtivas do município; e também organiza promoções e eventos, como a Compra da Sorte e o Sabadão da Cooperação.

– Em relação às ações, tivemos um 2022 surpreendente. Ao longo do ano desenvolvemos a Compra da Sorte, que passou de um sistema analógico para o digital com a emissão da nota fiscal eletrônica contendo o CPF. Assim, foi possível para a comunidade concorrer a R$ 20 mil em prêmios. Foram mais de 90 mil cartelas distribuídas, mostrando o crescimento nas vendas do comércio local, o que também reverte em uma maior arrecadação para o município investir em infraestrutura, saúde, educação. Ou seja, com o trabalho conjunto dos setores público e privado é possível atingir grandes feitos. Neste ano a campanha acontece dentro desse mesmo formato, com premiação de R$ 20 mil em vales-compras com sorteios mensais. Teremos um diferencial, que serão os sorteios extras, premiações para estimular o consumo no comércio local nos meses em que as vendas são mais baixas”, detalha.

O ano da liderança

O Sabadão da Cooperação é realizado em parceria com as entidades do município e as cooperativas, e será retomado em 2023, com ainda mais ações voltadas ao desenvolvimento do comércio local. “Além disso, no ano passado, tivemos na parte de formação e capacitação o tema vendas e atendimento. Trouxemos a palestra de Eduardo Tevah, no Centro de Eventos da Sicredi Conexão, reunindo mais de 400 pessoas. Em 2023, nossa temática para formação e capacitação será liderança, com o foco voltado justamente para aquela pessoa que está à frente do negócio fazendo a gestão. Já no dia 19 de abril teremos um evento com duas profissionais exímias, que são a Andressa Perotti e a Dalila Tres, que vão ministrar uma capacitação sobre Recursos Humanos, como o gestor pode fazer uma boa captação de pessoas para trabalhar em sua empresa, bem como a retenção desse colaborador para o desenvolvimento da equipe”, conta Ligia.

A Acisa também deverá ter, em 2023, parceria com o Sebrae para cursos e treinamentos e projeta uma grande palestra de renome nacional, que ainda está em tratativas. “Temos também a parte festiva, planejando um evento junto com todas as entidades do município, para mostrar as potencialidades de Rodeio Bonito, destacando a cultura, a gastronomia, o entretenimento; além de uma premiação para empresas e empresários que fazem a diferença na arrecadação do ICMS, na geração de empregos, com ideias inovadoras nas áreas de tecnologia. Estamos no momento de montar o regulamento. Precisamos pensar nas pessoas que hoje constroem uma Rodeio Bonito muito mais pujante e desenvolvida”, adianta a empresária.

Nos próximos dias, a Acisa vai lançar a nova identidade visual da associação, em evento com data a ser divulgada.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai