Desenvolvido em 2019 pela Administração de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e idealizado em 2020, o sistema de Cercamento Eletrônico do município recebeu reforço nos equipamentos.
O projeto foi contemplado com o valor de R$ 25 mil, pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão. Com o auxílio da empresa responsável pela operação do sistema em FW, foi mapeada a necessidade de melhoria na parte técnica do sistema e, a partir disso, se buscou realizar o projeto junto à Sicredi. O montante foi utilizado para reequipar as salas de controle e investigação da Brigada Militar e Polícia Civil.
Entrega simbólica
Após instalação e validação dos equipamentos, uma entrega simbólica foi realizada na tarde desta terça-feira, 14. Na oportunidade, estiveram presentes, o prefeito José Alberto Panosso; o vice-prefeito João Vendruscolo; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi; o representante da Sicredi Conexão, Rafael Buriol, e os representantes do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Frederico Westphalen (Consepro), Rogério Vargas e Marcio da Rosa, além do delegado de Polícia Civil, Jacson Boni, e o comandante do 37° BPM, tenente-coronel Carlos Alberto de Aguiar Júnior.
O secretário Alessandro explica que a estação de monitoramento (computador, HD, Softwares e monitor) na Brigada Militar foi ampliada. Além disso, também foi instalado mais um aparelho televisor com suporte de parede de cabo HDMI e fibra óptica da Central de Operações até a Sala do P2.
Já na Polícia Civil foi realizada a substituição de HD - Disco Rígido de armazenamento - na estação de monitoramento e a instalação de um computador com monitor, além de uma de TV com suporte de parede e cabo HDMI.
Além da Administração Municipal e da secretaria, Consepro e a Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen também são parceiras da implementação do sistema.
O Cercamento Eletrônico tem auxiliado os órgãos de segurança pública no sentido de elucidar fatos, apoiar nas investigações, coibir delitos, além de trazer maior segurança à população.