Policiais do 2° Grupo de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, com sede em Frederico Westphalen, apreenderam nesta semana, 5.200 meros de redes de pesca confeccionadas com malhas inadequadas para uso no rio Uruguai e mil metros de espinhéis, em Iraí. Conforme a polícia, os responsáveis pelo material fugiram. A pesca estava ocorrendo em local não permitido, próximo às corredeiras.
- Para usar esses tipos de petrechos é necessário ser pescador amador ou profissional. O Batalhão Ambiental vai continuar fiscalizando o cumprimento das regras e protegendo as áreas próximas a corredeiras e lagos de usinas, e vamos efetuar a apreensão de materiais irregulares e a responsabilização das pessoas envolvidas – destacou o comandante do 2º Grupo de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, sargento Fabiano Lima da Silva.
Também foram apreendidos nesta semana, na barragem de Ernestina, nos municípios de Ernestina e Nicolau Vergueiro, 350 metros de redes de pesca, fixados ilegalmente no ambiente aquático. Já no lago da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, entre os municípios de Nonoai e Rio dos índios, os policiais localizaram mais 850 metros do mesmo material. Durante a ação, cerca de 400 peixes foram devolvidos às águas.