Publicidade
Debate
UFSM-PM recebe comitiva do Fórum Brasil-China de Saúde
Evento vai contar com visita à estrutura do Hospital Público Regional
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 07 de março de 2023 às 14:39h
Atualizado em: terça, 07 de março de 2023 às 14:43h

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) recebe, nesta terça-feira, 7, representantes do Fórum Brasil-China de Saúde para uma Agenda Aberta no município. Na ocasião, será assinado um Memorando de Entendimentos entre as entidades e a Universidade com o objetivo de promover o desenvolvimento e uso de plantas medicinais no Brasil.

Publicidade

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Medicina Tradicional de Pequim; Universidade Federal de Santa Maria; Fórum Brasil-China de Saúde; Movimento dos Pequenos Agricultores; e Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.

O evento na UFSM-PM reúne prefeitos, gestores, empresários, profissionais da área da saúde, entre outros representantes de segmentos da comunidade regional. Durante a visita, a comitiva realiza uma visita no Hospital Público Regional (HPR), de Palmeira das Missões.

Sobre o Fórum Brasil-China de Saúde

O 1º Fórum Brasil-China de Saúde foi realizado no dia 14 de dezembro de 2022. Um dos objetivos do encontro é criar, em solo brasileiro, o primeiro Hospital Digital Brasil-China, reunindo as técnicas ocidentais e chinesas. A UFSM-PM foi convidada para participar do evento por conta da relevância estratégica em saúde no que diz respeito à produção de plantas medicinais.

Polo de plantas medicinais

Ainda em 2022, um projeto foi enviado ao Ministério da Saúde para que a cidade de Palmeira das Missões se torne um polo de produção de difusão do conhecimento para o consumo de plantas medicinais. Além do corpo técnico disponível, a UFSM-PM apresenta a estrutura já implantada para este fim, como o jardim medicinal; um horto florestal para produção de plantas medicinais, em fase de implantação; laboratório de análise e de qualidade, em fase de implementação; e a disponibilidade da área física para que, a partir de uma experiência bem sucedida, seja possível disseminar as plantas medicinais testadas para que sejam consumidas com segurança pela população.

Grupos específicos de atuação foram criados e, agora, iniciam os trabalhos para concretizar o objetivo do fórum, que é de aproximar interesses e gerar oportunidades concretas de intercâmbio e negócios. A UFSM-PM integra o grupo Produção, comercialização e uso de fitoterápicos.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom UFSM-PM