O município de Seberi sediará no dia 11 de março a 6ª Festa da Semente Crioula, reunindo agricultores e agricultoras de toda a região noroeste do Rio Grande do Sul. Junto com a Festa da Semente Crioula ocorrerá a 1ª Feira Regional da Economia Solidária, ambos os eventos na sede da Cooperbio.
Além de celebrar a importância das sementes crioulas para a agroecologia, o evento contará com programação durante todo o dia com palestras, debates, culto ecumênico, entrega de mudas medicinais, troca de sementes, almoço camponês e apresentações culturais.
Com um trabalho que vem crescendo nas últimas décadas no Rio Grande do Sul, os guardiões e guardiãs de sementes crioulas vêm resgatando e preservando não só sementes, mas também saberes e práticas agroecológicas que buscam diminuir a dependência da agricultura em relação aos atuais pacotes tecnológicos das grandes empresas transnacionais do setor, marcados pelo uso intensivo de agrotóxicos e outros insumos químicos.
A 6ª Festa da Semente Crioula é organizada pela Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio), com apoio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), Bizzilur (Associación para la Cooperación y el desarrollo de los pueblos), e Agencia Vasca de Cooperación Para le Desarrollo
Sobre a Cooperbio
Localizada na região Noroeste do RS, na Zona Rural do município de Seberi, a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil LTDA (Cooperbio), é um empreendimento formado por cerca de 2 mil famílias camponesas da base do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os cooperados são camponeses e camponesas instalados em mais de 35 municípios da região. Fundada em 2005, tem sua sede instalada na localidade de linha Tesoura desde 2012 e já apresenta um portfólio de inúmeras ações de sucesso, em espacial no campo da Agroecologia.