Protocolado na Assembleia Legislativa (AL), nesta terça-feira, 28, o Projeto de Lei (PL) 132/2023, que declara o município de Seberi como "Fortaleza do Alto Uruguai". A proposta, de autoria do deputado Edivilson Brum (MDB), resgata a história do município que, até 1944, era chamado de Fortaleza, identidade que "jamais foi esquecida pelas lideranças", conforme a justificativa do projeto.
Ainda de acordo com a justificativa, a fortaleza está simbolizada no brasão municipal criado em 1963, e, em 1966, a Câmara de Vereadores local legitimou o símbolo, reconhecendo oficialmente a denominação de Seberi como "Fortaleza do Alto Uruguai". Além disso, o hino oficial do município resgata o antigo nome ao incluir, em uma de suas estrofes: "Te chamaram Fortaleza... Fortaleza do Rio Grande, minha linda Seberi".
Segundo o deputado Edivilson Brum, o contexto histórico evidencia a influência cultural da antiga denominação no cotidiano dos Seberienses. "A influência da Fortaleza está no nome do rio que corta o território, identifica empresas, entidades sociais, comunidades do interior, inspira composições musicais e é nome de emissora de rádio local", destacou.
O PL será avaliado pelas comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa e, em seguida, submetido à apreciação em plenário para entrar em vigor. A expectativa do autor da proposta é que o projeto seja aprovado ainda no primeiro semestre de 2023, e que o reconhecimento de Seberi como "Fortaleza do Alto Uruguai" possa projetar o município no cenário estadual e nacional, além de valorizar a história e a cultura local.