Publicidade
Futebol feminino
Gurias do Yucumã buscam por patrocinadores
Equipe segue se preparando para disputar a série A3 do Campeonato Brasileiro
Por: Suseli Cristo
Publicado em: terça, 28 de fevereiro de 2023 às 09:01h
Atualizado em: terça, 28 de fevereiro de 2023 às 09:10h

Que “fazer futebol no interior é muito difícil” não é novidade para as equipes que tentam se manter neste meio. E quem sabe bem dessa dificuldade é o time do Flamengo/Gurias do Yucumã, de Tenente Portela, que com poucos recursos tenta se manter para dar continuidade ao sonho de uma grande equipe feminina, que vem ganhando notoriedade em cada competição que participa. 
O time das Gurias do Yucumã surgiu em 2020, em Tenente Portela. Com o empenho do professor Ildo Scapini, que fundou o grupo em parceria com o Esporte Clube Flamengo, time do município. A partir daí, o grupo só foi crescendo cada vez mais, mas as dificuldades com patrocinadores para as viagens, uniformes e até mesmo lanches para as atletas, que não recebem salários e viajam quilômetros e quilômetros para estarem presentes nos treinos, também faz parte do dia a dia delas. 
Em 2021, as Gurias do Yucumã, em sua primeira competição profissional, no Gauchão Feminino, participaram da disputa do terceiro lugar do torneio. A partida, fora de casa diante do Brasil de Farroupilha, valia também o título de campeão do interior, e uma vaga no Brasileirão Série A3 – competição com times de todo o país. Após um empate em 1 a 1, as gurias foram campeãs nos pênaltis e fizeram história. Hoje, a equipe já conta com mais de 80 meninas, que competem nas categorias sub-15, sub-17 e profissional livre. Dentre as jogadoras, 16 delas são indígenas, fazendo com que o grupo possua o maior número de atletas indígenas do mundo. Mas, segundo Scapini, está muito difícil para o grupo dar continuidade às atividades, por falta de apoio e de patrocinadores. 
– Já formamos diversas profissionais em nosso clube, que estão competindo em times da Argentina, Paraná, São Paulo e Portugal, e até nos times da capital. Fizemos um esforço grandioso para manter a nossa equipe em campo, mas precisamos muito de patrocínio, de apoio, ajuda da comunidade regional. Elas hoje se doam por amor a nossa equipe, entram em campo com garra, para dar orgulho a toda a região. Então, por que é tão difícil recebermos esse reconhecimento, um auxílio para as necessidades básicas do dia a dia das atletas, que vêm de muito longe para treinar, para fazer parte da equipe? – frisou o diretor do grupo, Ildo Scapini, em visita ao jornal o Alto Uruguai na última semana, acompanhado de algumas atletas, lembrando que até mesmo a doação de lanches para as meninas, durante os treinos, já seria uma grande ajuda.
Quem quiser ajudar a equipe, pode contatar com o Ildo Scapin pelo telefone/WhatsApp (55) 9.9181-1846. A chave PIX é o CNPJ do Esporte Clube Flamengo Tenente Portela – 12126874000179.

Publicidade

Preparação para os próximos campeonatos  
As gurias, que não recebem salários, seguem se preparando para disputar a série A3 do Campeonato Brasileiro. O foco do Flamengo neste primeiro semestre será a Copa Dalponte, que deve iniciar agora em março. No início do segundo semestre, o Flamengo voltará suas atenções para a principal competição do ano, que é o Gauchão Feminino, que concede vaga ao campeonato brasileiro de 2024.
Além de atletas da região, o Flamengo também contará em seu elenco com algumas peças de outras regiões do Estado, de Santa Catarina e também da Argentina, sob o comando do técnico Tiago Rodrigues.  
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos