A diretoria do União Frederiquense já está em Porto Alegre para participar do congresso técnico da Divisão de Acesso de 2023, que ocorre a partir das 15 horas desta terça-feira, 14, onde serão definidos os grupos e as datas da competição, que deve ocorrer no início de abril.
Anteriormente, em um pré-congresso, o chaveamento já foi alinhado entre os clubes. Segundo apurado pela reportagem, os grupos serão formados levando em conta a proximidade entre as regiões, para evitar maiores custos aos times. Assim, o União-FW deverá ficar na chave ao lado de Glória, de Vacaria; Brasil, de Farroupilha; Tupi, de Crissiumal; Monsoon, de Porto Alegre; Veranópolis, Passo Fundo e Gaúcho, de Passo Fundo.
Do outro lado, deverão estar São Gabriel, Inter de Santa Maria, Bagé, Guarany, de Bagé; Guarani, de Venâncio Aires; Lajeadense, Santa Cruz e Pelotas.
Grupo de atletas deve ser apresentado no próximo mês
Diferente de outras equipes, o Leão da Colina ainda não anunciou o nome de nenhum atleta que irá compor o elenco para as disputas desta temporada. Até o momento, apenas o técnico, Diego Mello, foi oficializado. A reportagem do AU, entretanto, teve acesso a uma lista de possíveis jogadores que deverão atuar pela equipe frederiquense.
Entre os nomes, está o de Gabriel Bitterncourt, o Biteco, que atuou pela base do Grêmio. O atleta de 23 anos estava no América de Tocantins. Além, dele outros jogadores com passagens pela base Tricolor devem ser anunciados, como é o caso do volante Leonardo Reichert, de 24 anos, o zagueiro Marcos Almeida, o Marcão, que estava no Rio Branco (PR), e Jorge Mendonça, zagueiro, 27, do Democrata (MG).
Além deles, o atacante Mario Fernandes, 20 anos, do Criciúma (SC) e Pablo Gonzalez, meio-campo de 22 anos da base do Athletico Paranaense estão entre os nomes que devem ser anunciados em breve.
A reportagem do AU entrou em contato com a direção do clube questionamento a respeito dos nomes. O presidente do União-FW, Edison Cantarelli, informou que, até o momento, não há atletas com contrato assinado com o Leão da Colina, mas o mandatário esperar apresentar o elenco no dia 1º de março.
O volante Marquinhos, que estava emprestado para a base do Fortaleza e participa do Gauchão pelo Aimoré, deverá retornar ao clube frederiquense para a disputa da Divisão de Acesso.