Com intuito de dialogar com os novos representantes e secretários do governo do Rio Grande do Sul, nesta semana, o vice-prefeito de Frederico Westphalen, João Vendruscolo, esteve cumprindo agenda em Porto Alegre, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi.
Junto ao secretário da Agricultura do RS, Giovani Feltes, Vendruscolo apresentou a demanda de poços artesianos no município, em função da crise hídrica que assola diversas cidades do Estado, entre elas, Frederico Westphalen, que já decretou situação de emergência pela estiagem. Além disso, no encontro foram abordadas as novas políticas públicas da Secretaria da Agricultura, que devem ser lançadas no Programa Avançar.
Já na Secretaria de Desenvolvimento Rural, foram recebidos pelo diretor-geral da pasta, Cristiano Candaten. Na oportunidade, debateram sobre a importância e analisaram o andamento do processo da Cozinha Escola, iniciativa que necessita de equipamentos fornecidos pela Emater, como contrapartida.
Dando sequência às reuniões, Vendruscolo encaminhou o projeto do caminhódromo na rua Osvaldo Edmundo Schwerz, no bairro Jardim Primavera, na ERS-591, ao secretário do Turismo do RS, Vilson Covatti. “Falamos também sobre a rua Santo Caeran, que é considerada uma demanda turística, já que se trata de uma rota religiosa, turismo natural e esportivo”, destaca o vice-prefeito.
Finalizando a agenda, estiveram com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, para analisar a viabilidade do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), que prevê a possibilidade de investimentos através de parcerias público-privadas com empresários, por meio do ICMS. “Este programa deve iniciar ainda este ano, por isso estamos em busca de parceiros e já temos algumas rotas alternativas, as quais justificam o investimento”, finaliza Vendruscolo.