O município de Caiçara é um dos primeiros da região a iniciar as obras dos açudes do programa Avançar na Agricultura na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, eixo do Irriga + RS desenvolvido pelo governo do Estado, que tem como objetivo construir reservatórios como açudes, microaçudes e cisternas em todo o Rio Grande do Sul para minimizar o problema da estiagem.
O programa, fomentado pela Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, iniciou ainda no ano de 2022, com a seleção dos produtores, feita por intermédio dos escritórios da Emater/RS-Ascar. Para essa etapa, foram identificadas quais as propriedades com mais carência e demanda por reservatórios de água no município, seguindo com uma avaliação técnica dentro de cada local, com o objetivo de certificar que os açudes construídos teriam capacidade de armazenamento. Depois de definido, tudo foi apresentado e validado pelo Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Caiçara.
De acordo com a Emater/RS-Ascar, na região, Caiçara, Frederico Westphalen e Planalto foram os primeiros municípios a terem os recursos liberados para as obras.
O prefeito em exercício, Dirceu Antônio Stefanello, visitou na quinta-feira, 19, a primeira propriedade caiçarense a receber a escavação do açude.
De acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo, Éder Ciste Theisen, o programa favorece muito os agricultores de Caiçara, e a articulação política do Partido Progressista, por ele representado, foi determinante para que os projetos contemplassem também o município.
O primeiro dos 12 açudes deste primeiro lote de obras começou a ser aberto na propriedade de Gilberto Ulerich Oliveira, na linha Mendes. O produtor tem vacas leiteiras, gado de corte, criação de porcos e faz também o plantio de fumo e demais culturas.
A obra também foi acompanhada pelo agrônomo extensionista da Emater/RS-Ascar, Jackson Árboit, e pelo fiscal da Prefeitura de Caiçara, Daniel Rossato.