Publicidade
Inverno Rigoroso
Produção de mel apresenta redução de 20% no último ano
Mercado da apicultura gaúcha pode apresentar destaque no setor de exportações
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 25 de janeiro de 2023 às 11:20h
Atualizado em: quarta, 25 de janeiro de 2023 às 11:25h

Presente em receitas na mesa de diversas famílias, o mel é um alimento conhecido pela sua doçura natural, mas por trás do sabor há um setor produtivo que requer cuidado e manejo adequado. De acordo com o engenheiro-agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, a apicultura é uma cultura de grande importância para a região. Além da geração de renda aos produtores deste setor, a abelha, fator principal da produção, também possibilita a polinização de demais culturas, como a dos grãos, da fruticultura, entre outras. 
Segundo Sangaletti, na região de abrangência da regional da Emater, há cerca de mil propriedades apicultoras, com cerca de 11 mil colmeias, sendo destas propriedades 320 assistidas pela entidade, totalizando cerca de 5.620 colmeias com o suporte da assistência técnica da Emater. 
No último ano, devido ao inverno rigoroso, a produção de mel apresentou uma redução de 20%, e isso se deve principalmente ao frio, à estiagem enfrentada na região, e pela falta de alimentos para as abelhas em períodos de inverno. Em menores casos, há a presença de mortandade por presença de defensivos agrícolas na área. De acordo com Sangaletti, a produção média anual da região é de 20 kg/colmeia, onde também há produtores que apresentam mais de 40 kg/colmeia. 

Emater realiza capacitações para apicultores
Sangaletti destaca que a produção de mel no Estado é de destaque e, para mercados de fora, é considerado de alto potencial por ser orgânico e de alta qualidade. Durante todo o ano, a Emater realizou na região cursos de capacitação para os produtores com o intuito de qualifica-los e, ainda, disponibilizar base para o correto manejo das colmeias. De acordo com o engenheiro-agrônomo, um potencial para a produção regional é o investimento na exportação de seus produtos, que já são considerados de alto nível no mercado internacional. Algo a se trabalhar também, segundo Sangaletti, é a organização e a profissionalização do mercado apicultor. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai