Publicidade
Sem estoque
Ministério da Saúde compra 750 mil doses de Coronavac
As primeiras vacinas serão destinadas para crianças de três a 11 anos
Por: Ana Julia Broc
Publicado em: quinta, 12 de janeiro de 2023 às 15:23h
Atualizado em: quinta, 12 de janeiro de 2023 às 15:28h

O Ministério da Saúde assinou, no dia 6 deste mês, um aditivo para a compra de mais 750 mil doses de vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. Um novo acordo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo a compra de 2,6 milhões de doses no total.
Conforme a pasta, as primeiras doses devem ser usadas para dar continuidade à vacinação de crianças de três a 11 anos. Os imunizantes devem ser entregues na próxima semana, e distribuídos a todos os Estados e Distrito Federal (DF), conforme solicitação de cada ente federativo e do cálculo de público-alvo em cada região. A pasta segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais breve possível.

Publicidade

Região
De acordo com a coordenadora da 2 ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marly Vendruscolo, que atende cerca de 26 municípios, o Ministério da Saúde realizou a compra das doses de Coronavac para crianças de três a quatro anos, entretanto, as vacinas ainda não chegaram à região. “O Estado está aguardando a entrega do Ministério da Saúde, prevista para janeiro. A maioria dos municípios está sem as doses”, ressalta a coordenadora. Confira o painel de imunizações.

Recomendações
Em nota técnica divulgada no dia 4, o Ministério da Saúde fez a recomendação da aplicação da dose de reforço da vacina de Covid-19 para todas as crianças entre cinco e 11 anos. O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer. 
Confira mais informações na edição impressa de sábado, 14.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Ministério da Saúde