Publicidade
Panorama Político
Vilson Covatti assume Secretaria Estadual do Turismo
Representantes da atividade na região apresentam suas considerações sobre o assunto
Por: Wagner Stan
Publicado em: sábado, 07 de janeiro de 2023 às 13:43h
Atualizado em: sábado, 07 de janeiro de 2023 às 13:46h

Empossado no dia 1º de janeiro, o governador eleito para o segundo mandato no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) vinha anunciando mesmo antes de sua posse a composição das secretarias do governo estadual (No caderno Panorama Político desta edição você confere a lista completa de Secretarias e secretários). Na quinta-feira, 29 de dezembro, Leite anunciou em suas redes sociais o nome de Vilson Covatti para assumir a Secretaria do Turismo em sua gestão. 
Natural de Palmitinho, Vilson Covatti tem uma grande caminhada na política regional e estadual. O político foi vereador de Frederico Westphalen, na legislatura de 1982 a 1986, pelo Progressistas, partido a qual faz parte até hoje. Ainda, Covatti foi deputado estadual por três mandatos, sendo presidente da Assembleia Legislativa, e foi deputado federal por dois mandatos. Vilson é casado com a deputada estadual Silvana Covatti e é pai do deputado federal Covatti Filho.
Covatti tomou posse no cargo no dia 1º de janeiro de 2023, retornando a vida política a qual havia se afastado desde 2014, época de seu mandato como deputado federal. De acordo com a Secretaria de Turismo do RS, o parlamentar destinou emendas na área do turismo para a construção de pórticos, pavimentação asfáltica e reformas de parques de eventos. 

Publicidade

Representantes do turismo regional apontam expectativas 
Após a posse, a equipe de reportagem do AU entrou em contato com representantes do setor de turismo da região com o intuito de levantar as expectativas de Covatti na liderança da pasta. 
De acordo com o presidente da Associação Regional de Turismo Águas e Pedras (ATAP) e secretário de Turismo de Ametista do Sul, Alcindo Zilch, a notícia é recebida com alegria e acredita que o novo secretário do Turismo do RS tem conhecimento, experiência e força política para apoiar no desenvolvimento do setor na região. “Ele é da região, conhece todos os municípios, sabe dos potenciais turístico de cada um e também sabe dos problemas enfrentados e que não são de hoje e que atrapalham nosso desenvolvimento”, destaca Zilch. 
A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), Márcia Faccin, destaca que a confirmação do nome de Covatti no Turismo é mais uma conquista da região ao ter representantes no governo do Estado. Ainda, Márcia destacou que, por ser da região, Covatti conhece os desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento do setor turístico regional e os anseios da comunidade local. “Importante ressaltar que a região, nos últimos anos vem investindo fortemente nas ações e demandas do turismo, pois temos inúmeros atrativos e belezas para “explorarmos” comercialmente, com foco turístico, e com certeza o secretário Covatti, vai ser um dos nossos defensores, pois como grande líder que é, ajudará na busca de mais recursos e na viabilização de obras e ações importantes para impulsionar cada vez mais o turismo regional”, destaca Márcia. 

ERS-591 como demanda urgente no desenvolvimento do setor na região 
Ainda, a presidente destaca que uma das demandas antigas da comunidade é o desenvolvimento das ligações asfálticas entre os municípios da região e a melhoria de rodovias estaduais, que necessitam de atenção constante. “Uma demanda importante e urgente para impulsionar ainda mais o turismo regional é a conclusão da ERS-591, ligando Ametista do Sul a Frederico Westphalen... é um sonho antigo da região que ainda aguarda ser executado, vários foram os gestores que passaram pelo governo do Estado e todo esse período a região sempre unida, reivindicando a conclusão de tão importante obra”, destaca Márcia. De acordo com a presidente, o Estado deve também dar atenção às obras de infraestrutura do setor na região e ampliar a divulgação dos atrativos turísticos regionais à nível de Estado, país e mundo, e, que o governo estadual execute os projetos priorizados e votados pela comunidade nas últimas Consultas Populares, que estão presentes no Plano Estratégico de Desenvolvimento da região”, finaliza Márcia. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai