No Dia Mundial do Doador de Sangue, segunda-feira, 14, o prefeito em exercício de Frederico Westphalen, João Vendruscolo, acompanhado da secretária da Saúde, Tais Candaten, do vereador Jacques Oliveira, e do assessor jurídico da Prefeitura, Jonathan Carvallho, se reuniu com a diretoria do Hospital Divina Providência (HDP). A reunião teve como objetivo apresentar uma proposta de parceria para instalação de um ponto de coleta de sangue no Hospital.
Segundo Vendruscolo, a instalação de um ponto de coleta de sangue no HDP tem como objetivo facilitar a doação de sangue e, com isso, suprir as necessidades de estoques que os Hemocentros têm.
– Hoje há um déficit muito grande nos estoques dos bancos de sangue, mesmo que a pandemia tenha obrigado a reduzir o número de pequenos procedimentos nos hospitais da região e em outros centros. Pensando em uma solução para essa necessidade, o Poder Público buscou o HDP para construir uma parceria e instalar um ponto de coleta de sangue, o que vai reduzir gastos com viagens e o tempo que os doadores precisam destinar para realizar a doação – destaca Vendruscolo.
De acordo com o prefeito em exercício, o município já realiza campanhas de conscientização para atrair os doadores de sangue, e essas iniciativas serão ampliadas para que o HDP possa contar com estoque que atenda a demanda.
Conforme Vendruscolo, o Hospital vai avaliar as necessidades para atender os pré-requisitos do Hemocentro de Passo Fundo (HemoPasso).