Com o objetivo de levar melhorias para a infraestrutura no meio rural, a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) apresentou na quinta-feira, 1º, a proposta de criação de um mecanismo para incentivar a expansão da internet nos pontos afastados dos centros urbanos, além da ampliação do programa Energia Forte no Campo. A demanda foi entregue durante uma audiência, que aconteceu na Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o superintendente da Fecoergs, José Zordan, antigamente dizia que os jovens não ficavam no campo, hoje está difícil a família inteira ficar no meio rural se não tiver conexão. “A Fecoergs defende a expansão do programa Energia Forte no Campo que, por meio de uma parceria que prevê recursos por parte do governo do Estado, municípios e cooperativas, realiza a substituição da rede elétrica monofásica por trifásica”, reforça.
Por fim, outra solicitação feita pela Fecoergs foi o fortalecimento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O superintendente da entidade ressalta que é preciso que o órgão ambiental tenha uma estrutura adequada para analisar com mais agilidade os licenciamentos dos projetos de geração de energia que chegam na pasta.