Com o intuito constante de oferecer capacitação e novas oportunidades aos associados, a Sicredi Conexão foi co-promotora, junto com a Cotrifred e a Cresol Raíz, do seminário “Juntos transformando vidas na pecuária leiteira”. A programação, que reuniu mais de 400 pessoas, foi realizada no dia 23, no salão de atos da URI/FW.
Estiveram palestrando autoridades mundiais, doutoras em pastagem, com foco nas diretrizes de sustentabilidade preconizados pela FAO. A iniciativa também contou com exemplos de sucesso de produtores que utilizam a metodologia do projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa), há mais de 12 anos.
O evento, que integrou as ações do Pisa, foi uma promoção do Juntos Para Competir, Farsul, Senar e Sebrae-RS, com o apoio também da URI/FW, Emater/RS-Ascar, Governo do Estado, Associação dos Sindicados dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e das prefeituras de Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Caiçara e Vicente Dutra – municípios que têm produtores inseridos no Pisa.
Este projeto é focado no aprimoramento da cadeia leiteira e está sendo desenvolvido desde 2020, com 120 famílias da região, associadas das três Cooperativas. Estas propriedades recebem consultorias mensais por quatro anos. Segundo o analista de projetos do Sebrae-RS, Ronaldo Dario Kloeckner estas orientações dos consultores são ligadas a metodologias de produção integrada, ressaltando a inovação e novas técnicas para produção de leite a pasto.
– Com o seminário, o projeto foi fortalecido, porque os produtores saíram motivados a continuar apostando no Pisa, que tem como objetivo principal diminuir o custo de produção, através da eficiência do uso do solo e do manejo de pastagens e, por consequência, a melhoria do rebanho e da genética dos animais. O resultado é mais produção com a mesma estrutura, menor necessidade de complementação de alimentos no cocho, como silagem e ração. Isso é possível com a implementação nos ensinamentos. Além disso, temos um trabalho voltado à gestão da propriedade e à sucessão familiar também – explica o analista.
Kloeckner ainda destaca a magnitude do evento que foi um marco à região. “Ter a presença de pessoas que são referências nacionais desta metodologia e ainda a representação da FAO torna o seminário histórico. Isso porque, o interesse da Organização das Nações Unidas no nosso trabalho mostra a grandiosidade do evento e nos mostra que estamos no caminho certo. Isso nos dá ainda mais ânimo de seguir em frente, apoiando a evolução dos produtores”, enaltece.
O Sicredi
Também presente no evento, a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, destacou o propósito da Cooperativa de investir no desenvolvimento das pessoas. “Nós entendemos que a formação passa pelo conhecimento e, por isso, temos várias iniciativas que apoiam a evolução dos nossos associados, como o Pisa, o Ateg Gado de Corte, o Ateg Fruticultura e Olericultura, o Programa Propriedade Sustentável, entre outros, além de diversos cursos. Temos nossa essência no agro e um olhar voltado ao crescimento deste setor, por estes motivos promovemos e também apoiamos eventos que possam contribuir com o desenvolvimento dos nossos associados, que são a razão de existir da nossa instituição”, justifica a presidente.
Demonstrando seu contentamento com a participação no seminário, o associado do Sicredi Conexão, Adriano Nardi, de Vicente Dutra/RS, afirma que esta foi uma oportunidade de aprendizado que a Cooperativa de crédito está proporcionado aos agricultores para aumentar o conhecimento e ampliar a produção de leite. “Estamos fazendo parte do Pisa, porque queremos melhorar a propriedade, produzir mais leite e, consequentemente, aumentar os lucros. É uma grande chance que estamos tendo e vamos ‘abraçá-la’, para evoluir junto com os demais que estão atingindo bons resultados com esta metodologia. Nossa expectativa com este projeto é a melhor possível e vamos nos empenhar para fazer tudo o que os consultores nos orientam, porque entendemos que este é o caminho para crescermos”, salienta Nardi.