Por meio do projeto idealizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Embrapa e Sementes Scherer, aconteceu na última terça feira, 25, um Dia de Campo voltado para atividade leiteira na linha Barro Preto, na propriedade de Airton e Janete Paini.
A propriedade é Unidade de Referência Técnica (URT) em bovinocultura de leite no município. Na oportunidade, os 150 participantes puderam acompanhar nas estações temas de grande importância para a atividade, sendo eles, silagem de inverno (uso do triticale na produção de animal), nutrição animal, irrigação de pastagens, controle estratégico de carrapatos, uso da homeopatia no controle da mastite, inseminação artificial e sanidade animal.
Na oportunidade, também foi apresentada a evolução que a família Paini obteve com a produção de leite nos últimos anos. Inicialmente com uma produção média de 2.200 litros/mês no ano em 2017, para 13.000 litros/mês em 2022. A família participou da primeira turma do programa municipal de incentivo à produção de leite (Mais Pasto Mais Leite) e, consequentemente, vem sendo assistida pela equipe técnica da Emater-RS/Ascar e Secretaria de Agricultura, por meio da metodologia Sisleite.